– Atendimento virtual conta com equipe de cinco psicólogos e agendamento pode ser feito por aplicativo –

O Programa “Acolher” – programa de atenção à saúde mental do estudante universitário –, está entre os principais suportes institucionais que a Unimontes oferece para o acolhimento psicológico da comunidade acadêmica. A partir do agendamento, o trabalho consiste na escuta profissional de psicólogos, como forma de minimizar o sofrimento psíquico dos alunos, ajudando-os a lidar com seus recursos e limites, em especial neste período de pandemia do Novo Coronavírus.

Podem participar os acadêmicos de qualquer curso da Universidade, seja do campus-sede e dos demais campi e núcleos. O atendimento acontece de forma on-line, com agendamento por e-mail: programa.acolher@unimontes.br, e, na mensagem, o interessado precisa informar o nome completo, curso e período em que está matriculado e o número do telefone e do aplicativo WhatsApp para contato.

Outras plataformas virtuais também podem ser utilizadas para as sessões, como o Google Meet e Zoom, dependendo da situação.

PARCERIA

O atendimento conta com o envolvimento de profissionais psicólogos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, e alguns casos podem ser atendidos também por psiquiatras residentes do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes).

A coordenação é da psicóloga e psicanalista Vera Trabbold, doutora em Ciências da Saúde e professora do Departamento de Saúde Mental e Coletiva da Unimontes. Especialmente neste período de pandemia, o alcance do Programa Acolher tem sido significativo e abre perspectivas para um número maior de atendimentos.

Implantado em 2019 como projeto de extensão e, no ano seguinte transformado em programa institucional, o programa “Acolher” presta um serviço de urgência subjetiva e, por isso, não se caracteriza como tratamento de longo prazo. Dessa forma, o plantão psicológico que o programa oferece consiste em atendimentos que podem variar entre uma e até 10 sessões com os psicólogos.

A partir do contato, será enviada uma ficha de inscrição para o aluno, e a coordenação seguirá ordem de agendamento. Conforme os relatórios mais recentes, entre março e agosto de 2020, período que consiste nos seis primeiros meses desde o surgimento da pandemia, o Programa teve 117 pedidos de agendamento.

Com a ampliação do número de profissionais para a escuta psicológica, e sendo on-line os atendimentos em 2021, no mesmo intervalo entre março/agosto o número de atendimentos duplicou e chega próximo a 250 beneficiados. Outra iniciativa que reforça a proposta do Programa está na aproximação com os demais departamentos da Unimontes, por meio de palestras ministradas pela coordenadora.

Relacionadas

Comando do 50º BPM realiza encontro com representantes de instituições de ensino superior visando à melhoria da segurança pública
Montes Claros começa 2025 com aumento no custo de vida – Cesta básica sobe 4,16%
Unimontes promove II Simpósio Internacional Língua(gem), Ação e Reflexão (SILAR) – Inscrições abertas
Chamada da Fapemig prevê 30 milhões para propostas de Unimontes e Uemg
CEPT Unimontes prorroga inscrições até 18 de fevereiro para cursos Pronatec
Macacos de Minas Gerais atingem estágio de evolução da pedra lascada