A Universidade Estadual de Montes Claros terá uma participação de destaque no XII Seminário Internacional “Pensar Direitos Humanos” e no VI Seminário Coletivo “Rosa Parks”, eventos que a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará entre os dias 8 e 12 de novembro. A programação será virtual, com transmissão pelo canal do YouTube (Pensar em Direitos Humanos-UFG).

O professor Rafael Soares Duarte de Moura, pró-reitor adjunto de Pesquisa, doutor em Direito e docente do curso de Direito da Unimontes, será coordenador de um dos 21 grupos de trabalho definidos pelo comitê científico dos eventos. O tema é “Direito, História, Poder: uma Instrumentalização na (Des)Construção dos Direitos Humanos”. Os trabalhos também serão conduzidos pela Fernanda de Paula Ferreira Moi, professora doutora da UFG e da PUC-Goiás.

A proposta neste GT, segundo os coordenadores, é “dimensionar os sentidos do Direito, suas inter-relações com a história e as práticas e exercícios do poder representam um desafio com inúmeras perspectivas e abordagens axiológicas”. E completam: “os fenômenos jurídicos-historiográficos permitem realizar uma multiplicidade de conexões, pontos de ruptura e novas configurações das relações entre a verdade, o direito e o poder sob a perspectiva temporal”.

LIVRO

Professor Rafael Duarte de Moura

O professor Rafael Moura está em fase de conclusão do pós-doutorado pela UFG. Ainda na programação, ele fará o lançamento do seu quarto livro “Da Confessionalidade à Laicidade: raízes cidadãs da liberdade e vida social do II Reinado brasileiro à Primeira República laica”, resultado de sua tese de doutorado em Direito. Em seguida, haverá uma mesa de debates.

Mais informações sobre os dois seminários podem ser acessadas pelo portal https://www.xiipensar.com e pelo Instagram https://www.instagram.com/direitoshumanosufg/. O prazo para a submissão de trabalhos (resumos expandidos e vídeo-poster) pode ser feita até 23 de outubro.

A organização é do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos – NDH e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH). O tema central do “XII Pensar” é este: “Os Desafios da Democracia e dos Direitos Humanos na América Latina no Pós-pandemia”. Já o VI Seminário Coletivo Rosa Parks abordará os “Desafios do Anti-racismo e Anti-machismo no Pós Pandemia”.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito