A Universidade Estadual de Montes Claros será uma das instituições mineiras beneficiadas com a ampliação das parcerias do Governo de Minas Gerais com a França. O incremento da cooperação técnica, científica e cultural foi definido no encontro “Missão Lille”, promovido em reunião de trabalho nessa segunda-feira (22/5), na sede do BDMG, em Belo Horizonte, com representantes do Estado, da embaixada, consulado e de universidades francesas, entidades de pesquisa e das universidades mineiras.

Em resumo, a intenção é remodelar o convênio que Minas Gerais já possui com as entidades francesas desde 2013, que se torna necessária diante da fusão anunciada entre as Universidades de Lille. As unidades de Ciência e Tecnologia de Lille (I), de Direito e Saúde (II) e Humanas e Sociais (III) se tornarão, a partir de 2018, um “I-Site”. O primeiro passo nesse sentido foi a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre a universidade da França e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Representantes do Governo de Minas, a secretária Mariah Brochado Ferreira (adjunta da Casa Civil), o superintendente de Ensino Superior, Euler Darlan Neves, e o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, participaram da reunião com o embaixador da França, Laurent Bili e comitiva, que contou com o cônsul Brice Roquefeuil. A delegação de Lille, chefiada pela presidente da Universidade II, Xavier Vandendriessche e com a participação dos vices-presidentes de Relações Internacionais François-Olivier Seys, Eric Boulanger e Kahtleen O’Connor.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e a professora Maria ngela Figueiredo Braga, coordenadora do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC), representam a universidade no encontro.

REDE UNIMINAS

A parceria Lille/Minas Gerais é extensiva a universidades mineiras, que integram a rede UniMinas – consórcio que reúne 14 instituições, sendo 11 federais, duas estaduais (entre as quais a Unimontes) e uma particular. Na oportunidade, foi apresentado o primeiro balanço das cooperações universitárias França/Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), por sua vez, fez a apresentação do Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies), criado com a finalidade de formular políticas públicas e parcerias para o intercâmbio entre as Instituições Públicas de Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação (Ipecti) de Minas Gerais com as entidades do exterior.

Minas_FrancaMissao.jpg

Ainda no encontro, a Assessoria de Relações Internacionais – da Secretaria de Estado de Governo – fez a apresentação do Programa Voluntariado Internacional de Minas Gerais, que tem como objetivo dar oportunidade a estrangeiros ou brasileiros vinculados à temática internacional de atuarem espontaneamente na administração pública direta e indireta. Conforme a proposta, estudantes, pesquisadores, professores, bolsistas e governos, relacionados diretamente à sua expertise, podem participar de forma voluntária dos processos de formulação e implementação de políticas públicas.

“A renovação da proposta de cooperação entre Minas Gerais e as universidades francesas é muito bem-vinda para a Unimontes. Deve ser vista como um grande incentivo: ao mesmo tempo em que ampliará a mobilidade acadêmica, dará visibilidade à produção científica de nossos pesquisadores”, analisa o reitor, João dos Reis Canela.

Por sua vez, a coordenadora do NIC aponta a maior cooperação universitária, com a aproximação da Unimontes às instituições francesas em seis grandes áreas de conhecimento. A professora Maria ngela Figueiredo Braga lembra que a Unimontes, por meio da UniMinas, integra o programa “Embaixadores Universitários da França”, em parceria com o “Campus France” e o Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC), da Embaixada Francesa do Brasil.

Ao final do encontro, as instituições mineiras e francesas assinaram uma carta de intenções com a proposta de adesão da Universidade de Lille ao Numies.