A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros participa nesta semana de uma série de atividades que marcam a comemoração dos 55 anos de existência da instituição. A programação oficial foi iniciada na manhã dessa segunda-feira (22) com a abertura da Mostra Fotográfica Itinerante da história da instituição “Especial 55 anos da Unimontes” e show musical, em frente à ao prédio da Reitoria, no campus-sede. 

A solenidade de abertura das comemorações foi presidida pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza. A apresentação musical foi do cantor Talles Guimarães e participação do servidor Marcos Paracatu, que também é músico. 

Ao declarar abertas as comemorações do 55º aniversário da Unimontes, o vice-reitor fez um resgate histórico da Universidade e ressaltou o trabalho dos seus pioneiros, as lutas e conquistas. Enalteceu também os avanços da instituição, bem como a sua importância para o desenvolvimento regional. 

Destacou que a história da Unimontes pode ser dividida em três fases distintas: “primeiro, tivemos a fase dos pioneiros, daqueles que, com garra e determinação, criaram a instituição. Depois, veio a geração dos professores humanistas, que respondiam por diversos conteúdos, para a assegurar a manutenção da universidade. Em terceiro, temos a fase dos professores especialistas, que aprimoram a sua formação em áreas específicas do conhecimento”. 

show-reitoria-55

Músico Thalles Guimarães, durante apresentação (foto: Leia Oliveira/Unimontes)

O professor Antônio Alvimar Souza enfatizou que, por meio dos seus cursos e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, a Universidade marca presença na vida das pessoas de todas as classes sociais e econômicas, inclusive, as mais humildes. Recordou que ao longo de 55 anos, a comunidade acadêmica acumula uma larga experiência de luta e superação. “Somos um legado de experiências. Foram muitas lutas que tivemos que travar, incluindo momentos difíceis, mas também tivemos muitas conquistas”, assinalou. 

paracatu-site-abertura

A promoção da igualdade e o rompimento dos preconceitos foram destacados pelo vice-reitor. “A diversidade é importante em nossa vida. É preciso educar as pessoas para a convivência com o diferente. E a nossa Unimontes é diversa. Ela carrega essa característica que nos une cada qual na sua área, na sua pesquisa, na sua atividade acadêmica. Juntos, levamos para o mundo uma excelente formação”, finalizou.  

MOSTRA FOTOGRÁFICA, VÍDEOS E HOTSITE 

A Diretoria de Documentação e Informação (DDI/Unimontes) preparou uma mostra fotográfica itinerante “Especial 55 anos da Unimontes”. São 55 fotos que marcam a trajetória da Universidade. Um vídeo também foi preparado com 400 fotos que mostram a participação de professores, ex-servidores e egressos da Unimontes.  São 32 minutos de imagens que valem a pena conferir. O vídeo em breve estará disponível no canal da Unimontes no YouTube e nas demais mídias sociais da Universidade.

A Assessoria de Comunicação Social também preparou um hotsite comemorativo com a programação completa, depoimentos, criação da Unimontes, ex-reitores, e fotos.

>> Saiba mais sobre o Ano 55 da Unimontes em www.55anos.unimontes.br

 

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia