– Itens foram doados por padres e Arquidiocese de Montes Claros –

Aberta oficialmente nessa terça-feira (23/5), a exposição “Sacro Santo”, que reúne as mais diferentes vestimentas e paramentos utilizados pelos sacerdotes nas celebrações litúrgicas. A visitação é gratuita no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), como parte das comemorações pelos 55 anos da Universidade Estadual de Montes Claros. A abertura foi realizada pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, pelo vice-reitor professor Antonio Alvimar Souza e pelo arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura.

A coleção de peças faz parte do acervo da Arquidiocese de Montes Claros e conta a trajetória da Igreja por meio da mudança das vestes ao longo do tempo. As vestes e paramentos são doações de padres de várias Igrejas do município.

“Temos aqui uma diversidade de vestes com informações elencadas sobre cada uma, além de peças litúrgicas utilizadas pelo Clero em celebrações e ritos litúrgicos. A exposição é um incentivo ao público para conhecer um pouco mais sobre a história da Igreja”, pontua o vice-reitor da Unimontes.

O reitor enfatizou que o Museu Regional da Unimontes tem vários espaços, com mostras importantes que traduzem fatos históricos e culturais de Montes Claros e do Norte de Minas. “A exposição “Sacro Santo” chega como uma valiosa contribuição do saber cultural religioso no Museu, casa da História regional”.

RELEVNCIA

O arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, fez questão de conhecer as instalações do Museu Regional e visitou as demais exposições. Ele enalteceu a exposição “Sacro Santo” como uma proposta muito relevante para a comunidade local e regional.

Casula foto

“Espero que muitas pessoas venham visitar e se aproximarem de informações que revelam a vida e o cotidiano de nossas liturgias. É a história da Igreja revelada em peças, vestimentas e paramentos. Em cada tecido e peça observamos também a arte e a criatividade de quem elaborou para valorizar as celebrações religiosas”, afirmou o arcebispo.

Conforme a direção do Museu Regional da Unimontes, a exposição é temporária e logo será permanente até que se faça o catálogo e o inventário das peças doadas. A visitação é aberta e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Exposição “Sacro Santo”
Local: Museu Regional da Unimontes