A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) reforça as ações institucionais de visibilidade da produção acadêmica, com a institucionalização do Portal de Periódicos Eletrônicos, principal referência na divulgação das revistas científicas. A resolução foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) na primeira reunião ordinária em 2020, realizada nesse dia 17.
A proposição do ato institucional foi elaborada numa reunião preparatória, realizada na primeira semana de fevereiro, sob organização da comissão especial nomeada pela Reitoria (portaria 192/2019) para a normatização do Portal de Periódicos.
“Foi uma consulta coletiva com todos os editores-chefes das publicações que compõem o portal. Atualmente, são 18 periódicos auditados”, explica o professor Rafael Soares Duarte de Moura, pró-reitor adjunto de Pesquisa e presidente da comissão responsável pela institucionalização do Portal.
A resolução estabelece competências, atribuições, fluxos de funcionamento e regramento na utilização do Portal. Uma vez auditados, os periódicos passam a seguir requisitos mais rigorosos para admissão e suspensão, a partir do cumprimento de metas semestrais e/ou anuais.
Dentre outros instrumentos, a resolução estabelece a criação do conselho de editores, a implantação de um espaço físico para o Portal (escritório com o suporte de um servidor técnico-administrativo e de estagiários), além de sugerir investimentos na tradução dos artigos – essencial para a visibilidade e reconhecimento internacional dos mestrados e doutorados institucionais e para avanços nas avaliações oficiais do Qualis – o sistema nacional de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.
“Potencializamos os esforços da Unimontes para que os periódicos cresçam em qualidade, com grande visibilidade interna e externa para o bem de toda a comunidade acadêmica”, acrescenta o professor Rafael Duarte de Moura.