Professor Francisco Louçã, convidado para a conferência na Unimontes (Divulgação)

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá, nesta quarta-feira (27/11), a visita do renomado professor, economista e escritor Francisco Louçã, do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa. Ele ministrará a conferência “Estratégias Políticas e Econômicas de Portugal face à crise de 2014”, às 19h30, na Sala dos Conselhos, na Reitoria (prédio 6 do campus-sede).

A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE). Na quinta-feira, às 10 horas, o convidado da universidade portuguesa será recebido em encontro pelo reitor Antônio Alvimar Souza.

A professora Tânia Marta Maia Fialho, coordenadora do mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial, destaca a relevância do tema a ser abordado pelo economista Francisco Louçã, que também já foi deputado por vários mandatos em Portugal, onde concorreu à Presidência do País em 2006.

“Do ponto de vista da economia brasileira, a conferência tem grande importância no sentido de verificar como outros países enfrentaram crises econômicas recentes e que experiências podem ser aplicadas ao caso brasileiro”, destaca a coordenadora.

Ela ressalta que, na ótica acadêmica, a visita do professor Francisco Louçã torna-se uma grande oportunidade para o PPGDEE/Unimontes estabelecer uma parceria com o ISEG no desenvolvimento de pesquisas e atividades docentes. “Este é o primeiro momento para discussão de uma proposta de trabalho conjunto entre as duas instituições, com vistas ao intercâmbio de alunos e professores de ambas as instituições”, destacou a professora Tânia Marta.

O ECONOMISTA PORTUGUÊS COM MAIS LIVROS PUBLICADOS

Francisco Louçã é mestre e doutor em Economia. Ele presidiu a Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia do ISEG/Universidade de Lisboa. Foi deputado em Portugal por cinco mandatos, encerrando a atividade parlamentar em 2012. Em 2006, foi candidato à Presidência de Portugal, como representante do Bloco de Esquerda.

Louçã é um dos economistas portugueses com mais livros e artigos publicados. As obras foram traduzidas para diversos idiomas (inglês, francês, alemão, italiano, russo, turco, espanhol e japonês).

“Estratégias Políticas e Econômicas de Portugal face à crise de 2014”
Conferencista: professor, economista e escritor Francisco Louçã, convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg), da Universidade de Lisboa
Quando: quarta-feira (27/11)
Onde: Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria da Unimontes)