Durante a semana inaugural do Mestrado Associado UFMG-Unimontes – Sociedade, Ambiente e Território, o reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza, recebeu 12 mestrandos que participam de uma das linhas de pesquisa do programa. Os mestrandos, de diversos lugares do país, como Piauí (São Raimundo Nonato), Araponga-MG, Contagem-MG, Santa Fé de Minas, Jenipapo de Minas, Janaúba e Jequitinhonha, aproveitaram o momento antes de ingressarem nas aulas da disciplina “Seminários de Dissertação” para fazer um tour pelo campus-sede e bater um papo com o reitor.
Leiliane Rosa de Jesus Santos, da cidade de Medina-MG, Samuel Pinheiro Santos, de Araçuaí-MG, e Edna Alves Rocha, de Brasília de Minas, contam que escolheram o mestrado pelo “leque diversificado de professores e pela estrutura na qual o curso está organizado”. Darlin Milene Souza Oliveira, do Piauí, se “encantou com a linha de pesquisa e a grade curricular”.
Durante o encontro com os mestrandos, o reitor Antonio Alvimar destacou a importância da integração entre as duas instituições para a formação, que abordam questões emergentes da sociedade. Para o reitor, as questões representam importantes desafios que devem ser encarados com conhecimento e inovação.
O mestrado tem duração de dois anos e acontece, presencialmente, pelo menos uma vez no mês e, remotamente, três vezes por semana. As aulas acontecem sempre na UFMG e na Unimontes.
Voltado para questões sociais, desenvolvimento do território e meio ambiente, o objetivo do Mestrado Associado UFMG-Unimontes é formar profissionais para compreender e analisar a relação entre Sociedade, Ambiente e Território utilizando metodologias interdisciplinares.