– Mobilização em prol do Museu Regional marcou o encontro de gestores com jornalistas –

“Este é um momento especial. A Universidade Estadual de Montes Claros tem trilhado o caminho do crescimento, no sentido de se inserir cada vez mais na comunidade ao seu redor. Para isso, conta com o apoio da imprensa, que tem um poder indispensável na construção da sociedade”. A afirmação foi feita pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que, juntamente com integrantes da gestão superior, recebeu profissionais da comunicação no “Encontro com a Imprensa”, na manhã dessa sexta-feira (21/02), no Casarão da Fafil.

Na oportunidade, foram apresentados dados sobre o desempenho da Unimontes nas áreas do ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e prestação de serviços em 2013 e, ainda, anunciadas as metas para 2014, quando a instituição comemora 25 anos como universidade pública estadual. Participaram profissionais de rádios, jornais e TVs, além da mídia digital.

O reitor João Canela enalteceu a contribuição oferecida pelos comunicadores com o desenvolvimento não somente das regiões onde a universidade está inserida, mas de Minas Gerais e do Brasil. “O papel da imprensa é essencial num país de instituições democráticas como é o Brasil”, enfatizou.

AVANÇOS

Como exemplo dos avanços da Unimontes, o reitor João Canela citou que a universidade alcançou o percentual de 51,4% dos seus professores com títulos de mestre e doutor. Também lembrou que a instituição superou 49 mil profissionais diplomados nos seus diversos cursos em 52 anos de atuação.

“O crescimento da universidade é resultante do trabalho e empenho dos seus servidores técnico-administrativos, professores e ex-dirigentes da instituição. Os resultados alcançados apontam para as perspectivas de uma universidade cada vez mais consolidada”, disse.

MUSEU REGIONAL

O reitor enalteceu a importância do Museu Regional do Norte de Minas que cujo processo de instalação acontece no Casarão da Fafil, com recursos de entidades parceiras e viabilizados por intermédio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Ele aproveitou a oportunidade para formalizar agradecimentos ao Grupo Rima, que destinou R$ 150 mil para o projeto do museu, a partir desta legislação.

João Canela lembrou que, atualmente, o projeto de implantação do Museu Regional está na fase de captação de recursos para a segunda etapa: aquisição de equipamentos e instalação de obras de acessibilidade. Essas obras estão orçadas em R$ 1.041,576,74. Ele aproveitou para pedir o apoio da imprensa na mobilização das empresas para que destinem recursos na implantação do empreendimento, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultural. “O museu reunirá o talento do Norte de Minas, com detalhes ricos da história, a criatividade e a cultura do povo da região”, concluiu o reitor.

EXPOSIÇÃO E MÚSICA

Na oportunidade, a Coordenadoria de Extensão Cultural, da Pró-Reitoria de Extensão, promoveu no prédio histórico a “Exposição EcoArt”, com uma coleção de 25 quadros doados à Unimontes pelo banco Bozano Simonsen. As telas foram repassadas em 2011 com ênfase à arte técnica em Serigrafia, de autoria de artistas nacionais e internacionais com temáticas ecológicas sobre sustentabilidade e preservação ambiental.

Outra atração para o público foi a apresentação do grupo “Acadêmicos do Samba”, projeto coordenado pelo professor Jukita Queiroz, com repertório baseado na MPB, chorinho e samba.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia