Já está em funcionamento a “Escolinha de Futebol da Unimontes”, projeto de iniciação para crianças e jovens desenvolvido pelo Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (CEU). Desde o último dia 7, participam 42 alunos de 9 a 15 anos, mas o período de inscrições permanece em aberto para as turmas de todas as idades relacionadas.

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h30 e das 17h às 18h30, no campo do CEU. Para se inscrever, é necessária a apresentação de um atestado médico e comprovação de matrícula escolar. Há cobrança de taxa de inscrição e mensalidade. O aluno tem direito ao kit de material esportivo, com camisa, calção e colete.

O professor Alexandre Caribé da Cunha é o coordenador do projeto e explica que as atividades não se restringem apenas ao trabalho com bola. “O processo de formação vai além: avaliação técnica, preparação física, orientações sobre sociabilidade, trabalho em equipe e cidadania, dentre outros pontos”, disse.

ESTÁGIOS E PESQUISA

Seis acadêmicos do curso de Educação Física (bacharelado/diurno) atuam como estagiários na Escolinha da Unimontes, mas o número tende a aumentar diante da possibilidade das inscrições de mais alunos. “Há o interesse também dos alunos do curso de Educação Física (Licenciatura – noturno)”, completa Caribé.

Alunoseestagiarios destaque

Alunos e estagiários no primeiro dia de aula

Outra meta é inserir a Escolinha no desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito do esporte, com o envolvimento também de acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Ciências Sociais, Odontologia, Enfermagem e Medicina.

Num primeiro momento, as competições para os alunos da Escolinha serão internas, mas diante do amadurecimento técnico há possibilidades de entrar nos campeonatos locais e regionais para as categorias de base. “Será um trabalho gradativo para que a adaptação do atleta à rotina de competição aconteça aos poucos”, finaliza Alexandre.

Os professores Janílson de Assis Miranda (coordenador CEU) e Geraldo Magela Durães (coordenador dos Esportes Terrestres) também atuam no projeto. A expectativa para este semestre é reunir até 100 crianças. “Além de preencher o tempo ocioso das crianças e jovens, a Escolinha ensina a prática do futebol, com instrutores preparados e um ambiente físico e social propício à prática saudável. Trata-se da valorização do desenvolvimento e da evolução da criança e do adolescente”, prevê o coordenador.

Escolinha de Futebol da Unimontes
Inscrições: Centro Esportivo Universitário
Vagas: ilimitadas
Valores:
– Inscrição (direito ao material esportivo): R$ 45
– Mensalidades: R$ 45

Documentos obrigatórios:
Atestado médico
Certidão de nascimento ou documento de identidade;
Duas fotos 3×4
Documentação escolar (declaração e boletim escolar);
Autorização dos pais (ficha de inscrição)

CEU – (38) 3229-8054