A parceria entre a Unimontes e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas) na realização do Doutorado Interinstitucional em Geografia pode abrir novas possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas mais intensas sobre o relevo cárstico no município de Montes Claros. A proposta foi discutida pelo professor doutor Luiz Eduardo Panisset Travassos, durante o Seminário Meio Ambiente, na última semana.

Ele proferiu palestra na última quinta-feira (20/02), no auditório do prédio 6, dentro do projeto “Práticas Pedagógicas: Reflexão e Ação da Licenciatura em Geografia”, implementado para oportunizar reflexões sobre temáticas da disciplina.

Durante o evento, com a participação de doutorandos, docentes e acadêmicos do curso de Geografia, Panisset abordou o tema “Evolução e Perspectivas dos Estudos de Carstologia do século XXI para o curso de Geografia”. Atualmente, ele é coordenador do Comitê de Carste para a América do Sul no âmbito da União Internacional de Geografia.

O professor é doutor em Carstologia pela Universidade de Nova Gorica (Eslovênia) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas. Na palestra, Panisset apresentou uma série e informações sobre a carstologia e utilizou imagens do relevo do Norte de Minas, momento em que propôs a realização de estudos coletivos sobre o relevo norte-mineiro, bastante conhecido pela quantidade de cavernas, rios subterrâneos e outras características marcantes do carste.