O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, participou na tarde dessa segunda-feira (4/4), da reunião ordinária do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, maior comenda concedida pelo Governo de Minas às pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento do Estado. A reunião aconteceu no Salão Nobre da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, e teve como anfitrião o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, e contou com os representantes dos Poderes estaduais, de universidades e demais instituições.
A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das instituições que possuem assento permanente no Conselho. A Medalha da Inconfidência foi instituída em 1952, com entrega dia 21 de abril, em Ouro Preto (antiga Vila Rica).
O município, que foi a capital de Minas Gerais entre 1823 e 1897, recebe a transferência simbólica da chefia do Estado nesta data, em associação à Inconfidência Mineira.
Nesta reunião, foi discutida a possibilidade de retomada da solenidade da entrega da Medalha no próximo dia 21/4, após o período de distanciamento social nos últimos dois anos, como medida de segurança por causa da pandemia do Novo Coronavírus. Alguns pontos foram anunciados pelo Conselho.
Na oportunidade, o Conselho reforçou que a Medalha é conferida às pessoas e personalidades que contribuem diretamente com o desenvolvimento do Estado e do País.
No encontro, o reitor destacou a oportunidade de estar ao lado de representantes da gestão em diversos segmentos essenciais na sociedade, e que cultivam grande estima pelo Norte de Minas. Ao lado do professor Antonio Alvimar Souza, participaram da reunião, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Leme, o chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues, o delegado-geral chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, e a reitora da Universidade do Estado de Minas (UEMG), Lavínia Rosa Rodrigues.