Reunião do Conselho nessa segunda-feira, no Salão Nobre da Assembleia (Clarissa Barçante – ALMG)

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, participou na tarde dessa segunda-feira (4/4), da reunião ordinária do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, maior comenda concedida pelo Governo de Minas às pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento do Estado. A reunião aconteceu no Salão Nobre da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, e teve como anfitrião o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, e contou com os representantes dos Poderes estaduais, de universidades e demais instituições.

A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das instituições que possuem assento permanente no Conselho. A Medalha da Inconfidência foi instituída em 1952, com entrega dia 21 de abril, em Ouro Preto (antiga Vila Rica).

O município, que foi a capital de Minas Gerais entre 1823 e 1897, recebe a transferência simbólica da chefia do Estado nesta data, em associação à Inconfidência Mineira.

Presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, reitor Antonio Alvimar, prefeito Ângelo Oswaldo, e o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues

Nesta reunião, foi discutida a possibilidade de retomada da solenidade da entrega da Medalha no próximo dia 21/4, após o período de distanciamento social nos últimos dois anos, como medida de segurança por causa da pandemia do Novo Coronavírus. Alguns pontos foram anunciados pelo Conselho.

Na oportunidade, o Conselho reforçou que a Medalha é conferida às pessoas e personalidades que contribuem diretamente com o desenvolvimento do Estado e do País.

No encontro, o reitor destacou a oportunidade de estar ao lado de representantes da gestão em diversos segmentos essenciais na sociedade, e que cultivam grande estima pelo Norte de Minas. Ao lado do professor Antonio Alvimar Souza, participaram da reunião, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Leme, o chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues, o delegado-geral chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, e a reitora da Universidade do Estado de Minas (UEMG), Lavínia Rosa Rodrigues.

Reitor Antonio Alvimar, delegado-geral da Polícia Civil Joaquim Francisco Neto, secretário-Geral do Estado, Marcel Dornas Beghini e reitora da UEMG, Lavínia Rodrigues

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco