A reforma tributária e seus impactos na vida dos brasileiros foram abordados na noite de segunda-feira (25/03), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).  Foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE) do ano de 2024.

A aula inaugural foi ministrada pelo deputado federal Reginaldo Lopes, que coordenou o Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária na Câmara no Congresso Nacional.   A atividade ocorreu no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no prédio 2 do campus-sede.

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE) do ano de 2024 – Foto: Ascom Unimontes

O evento contou com a participação do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; e da reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, além da coordenação do programa de pós-graduação, chefes de departamentos, autoridades, professores, acadêmicos e convidados.

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago cumprimentou a coordenação, docentes e acadêmicos do Mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial pela qualidade do programa de pós-graduação Stricto sensu. Ele também cumprimentou e agradeceu o deputado Reginaldo Lopes pela visita à Universidade e pela palestra proferida na inaugural.

Ao ministrar a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial da Unimontes, o deputado Reginaldo Lopes apresentou os principais pontos da reforma tributária, votada e aprovada pelo Congresso Nacional em 2023, por meio da Emenda Constitucional 132/2023. Uma das mudanças previstas refere-se à substituição de vários tributos (ISS, ICMS, IPI e Pis/Cofins) por uma única tributação, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado).

Reginaldo Lopes destacou que a reforma tributária trará o desenvolvimento econômico para o país, criando um sistema de arrecadação mais justo. Ele salientou que um dos pontos importantes da reforma tributária é que ela trará mais transparência na cobrança de impostos no país.

“Com a reforma, ao comprar um produto, o cidadão vai saber quanto estará pagando pelo preço do produto e quanto vai pagar de tributo. Ele também saberá para onde estará indo o imposto e quais os percentuais serão destinados ao município, ao estado e para a União”, explicou.

Entre outros aspectos da reforma tributária, o deputado Reginaldo Lopes ressaltou que a importância da cobrança de impostos sobre o comércio de produtos, que deixa de ser feita na origem e passa a ser feita nos municípios de destino das mercadorias.

Segundo ele, a alteração vai possibilitar o aumento da renda per capita da grande maioria das cidades brasileiras. “Com a tributação no destino dos produtos, 82% dos municípios terão um aumento de R$ 60,00 para R$ 360,00”, destacou o parlamentar.

Reforma tributária foi discutida em aula inaugural de mestrado na Unimontes – tema foi abordado pelo deputado Reginaldo Lopes

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas