Referência no Norte de Minas para o tratamento dos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), novo coronavírus, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) ganhou importante reforço no combate à pandemia. Por meio do Fundo Municipal de Saúde de Montes Claros, o deputado federal delegado Marcelo Eduardo Freitas anunciou nesta sexta-feira (7) recursos da ordem de R$ 3 milhões. A verba já têm destinação certa.

“Será direcionada para o enfrentamento da Covid-19, custeio e aquisição de medicamentos, materiais hospitalares, alimentos e, principalmente, para a investimento em EPIs. Esse último item, devido à pandemia, teve aumento de 300% no consumo”, explica o reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza, que agradeceu a verba liberada. Como referência em atendimento exclusivo via Sistema Único de Saúde (SUS), os números também atestam o impacto do HUCF na qualidade da saúde da região.

Cerca de 1,3 milhão de pessoas, de 89 municípios, e do Sul da Bahia, recebem atendimento do Hospital da Unimontes. Na área compreendida entre a capital Belo Horizonte e Vitória da Conquista-BA, somente no período de pandemia, o HU já atendeu a mais de 25 hospitais da região no repasse de equipamentos. A medida, em parceria com o Governo do Estado, faz parte do Programa Universidade de Portas Abertas. Além de recursos provenientes de verba parlamentar, a Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em ação articulada com o Governo do Estado, tem reforçado a qualidade da saúde na região a partir da estruturação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).  

SAÚDE REGIONAL GANHA REFORÇO

COM A UNIMONTES

Mais de 15 unidades hospitalares de Montes Claros e região já receberam, juntas, 47 respiradores pulmonares, repassados pelo HUCF, em regime de comodato – e em caráter emergencial, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os equipamentos fazem parte do Parque Tecnológico do HU

Para a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella F. Barros de Menezes, “o recurso chega em um momento importante. Somos gratos pela sensibilidade do deputado. O recurso vai ampliar nosso trabalho no combate ao Novo Coronavírus, beneficiar os servidores que estão na linha de frente da pandemia e dará mais força para a manutenção da qualidade no atendimento aos nossos usuários do SUS”, comemora a superintendente.

“Sabemos das dificuldades que os hospitais de Montes Claros enfrentam ao longo dos últimos anos, em especial o Hospital Universitário, único da região com atendimento 100% pelo SUS. As dificuldades vem aumentando ainda mais devido essa grave crise provocada pelo coronavírus. Para tentar minimizar os impactos da pandemia e contribuir para que a população tenha atendimento digno e de qualidade, estamos trabalhando incansavelmente para buscar ainda mais recursos para os hospitais da cidade”, explica o deputado federal delegado Marcelo Freitas.

Conforme informações da assessoria do deputado, o parlamentar já destinou, por meio de emendas individuais, R$ 21 milhões para investimentos na área de saúde em Montes Claros. (Com informações de Wesley Gonçalves)

Relacionadas

Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18
Unimontes, em parceria com a Fiocruz, realiza estudo sobre teste rápido para a doença de Chagas – Ação faz parte do Projeto Cuida Chagas