“Precisamos rever as Licenciaturas, rever nosso papel enquanto educadores, rever nossas práticas pedagógicas para construir uma política de formação do profissional para as licenciaturas em todo o País”. O comentário fez parte do pronunciamento do vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza, ao presidir a solenidade de abertura oficial do X Encontro Nacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado– o Enfopecs –, realizada na noite desta terça-feira (27/6), no campus-sede.

O evento teve a participação de professores dos 11 cursos de Licenciatura ministrados pela Unimontes. Neste ano, o tema principal é “Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado: Cenas do Atual Contexto Político da Educação Brasileira”. O X Enfopecs é realizado de forma paralela ao II Congresso do Centro de Ciências Humanas, outra promoção acadêmica importante que discute as licenciaturas. A programação é transmitida em sistema on-line para os demais campi da Unimontes e para salas do prédios 2.

Para o vice-reitor, o momento atual é altamente relevante para a Universidade, pois analisa e discute os rumos dos cursos e o papel do professor. “Parabenizo os coordenadores do evento e a direção do Centro de Ciências Humanas que tomaram a iniciativa de trazer novamente esse tema para discussão. Devemos ampliar a discussão na tentativa de buscar alternativas concretas de melhoria não só da oferta de cursos, mas, sobretudo, do modelo de curso, das propostas pedagógicas e da atuação dos educadores e Instituições”, ressaltou o vice-reitor.

O Enfopecs é coordenado pelo Departamento de Estágios e Práticas Escolares. Nesta edição, são discutidos seis temáticos: “Estágio Curricular Supervisionado e Formação docente”, “Natureza, Processo e Condições do Trabalho Docente”, “A Interlocução entre Ensino Superior e Educação Básica: Possibilidades, Desafios e a Questão Específica da Transposição Didática”, “Práticas Docentes Inovadoras, Educação a Distância (EaD)”,” Uso das Novas Tecnologias da Informação (TICs) em Sala de Aula”, “Diretrizes para a Formação de Professores para a Educação Inclusiva”, Educação no Campo e Educação para a Diversidade” e “Políticas Públicas Educacionais, Diretrizes e Propostas Curriculares”.

ENVOLVIMENTO COLETIVO

A diretora do Centro de Ciências Humanas, professora Mariléia de Souza, destacou o envolvimento de todos os setores para a realização do evento. “A discussão em torno da formação de professores é algo feito de forma coletiva e aqui na Universidade contamos com a participação de professores interessados em discutir e sugerir novas propostas”, disse.

Enfopecs 20172

Na mesa de trabalhos do evento estiveram presentes as coordenadoras do evento: professoras Janete Aparecida Gomes Zuba e Ellen Parrela; pró-reitor de pesquisa, Virgílio Mesquita; o chefe do Departamento de Estágios e Práticas Escolares, professor Huágner Cardoso da Silva, e o conferencista professor Vítor Henrique Paro, da USP.

A abertura oficial foi no auditório do prédio 6. O evento será realizado até 30 de junho com apresentações de painéis e pôsteres, conferências, lançamento de livros, mesas redondas, minicursos, oficinas e sessão especial. Entre os conferencistas estão pesquisadores da Unimontes, USP, Universidade Estadual de Londrina, UnB e Unicamp.

Nesta quarta-feira (28), às 13h30, acontece a mesa-redonda com o tema “Licenciaturas x Bacharelados: as especificidades do processo de formação de professores”. Os debatedores são os professores Mariléia de Souza (Unimontes), Maria de Fátima Gomes Lima Nascimento (Unimontes) e o mediador professor Daniel Aguiar Novaes (Unimontes). À noite, às 19h30, tem conferência com as professoras Sandra Oliveira Garcia (Universidade Estadual de Londrina) e Sônia Maria dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia). O tema é “Reformulação do Ensino Médio e Base Nascional Comum” tendo como mediadora a professora Janete Aparecida Gomes Zuba (Unimontes).

Mais informações no site oficial do evento: www.enfopecs.unimontes.br.