Nesta terça-feira (27 de junho), é comemorado o centenário de vida do ex-deputado federal, ex-vice-prefeito, empresário e escritor Luiz de Paula Ferreira, pioneiro e benfeitor do ensino superior do Norte de Minas. Na década de 1960, ele fundou os primeiros cursos superiores da região, com a criação da Fundação Educacional Luiz de Paula (Felp), mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), primeira unidade incorporada pela extinta Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destaca a relevância da comemoração do centenário de Luiz de Paula Ferreira para o ensino superior e para o processo de desenvolvimento da região. “Esta data tem grande significado para a nossa universidade e para a comunidade acadêmica”, afirma.

Ele ressalta que, ao completar 100 anos de vida, por justo merecimento, o empresário e educador recebe todas as homenagens por parte da instituição universitária. “Luiz de Paula Ferreira foi um dos mais exponenciais pioneiros do ensino superior e do progresso da nossa região. Além de ter atuado de forma determinante na criação dos nossos primeiros cursos, ao longo dos anos, ele sempre ofereceu uma inestimável contribuição para o bom funcionamento e para o crescimento da universidade”, enfatiza o professor João Canela.

Luiz de Paula Ferreira é norte-mineiro do município de Várzea da Palma e radicou-se em Montes Claros. É autor do livro “Na Venda de meu Pai”, reeditado pela Editora Unimontes, em 2006, ano em que também foi adotado no vestibular da instituição. O empresário também é autor da música “Montes Claros, Vovó Centenária”, composição original para as comemorações pelos 100 anos de emancipação da cidade, em 1957. Entre outros empreendimentos que criou, é sócio-fundador da Coteminas, uma das maiores indústrias têxteis do País. Também foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

luiz de paula

HISTÓRICO

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), a primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas, surgiu em 1963, tendo como mantenedora a Fundação Educacional Luiz de Paula (Felp). Em 13 de abril de 1963, foram iniciadas as atividades dos cursos de Geografia, História, Letras e Pedagogia nas instalações do Colégio Imaculada Conceição.

Juntamente com Luiz de Paula, tiveram atuação destacada na criação dos primeiros cursos superiores da região as professoras Isabel Rebello de Paula (esposa do empresário e ex-deputado), Maria Isabel (Baby) Figueiredo Sobreira, Maria da Consolação (Mary) Figueiredo Cowen e Maria Florinda Ramos Marques e o professor Jorge Ponciano Ribeiro.

Em 1965, os cursos foram transferidos para o casarão da antiga Fafil, localizado na Rua Coronel Celestino, 75, no Centro Histórico de Montes Claros, onde, atualmente, funciona o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). Em 1966, a Fafil foi desvinculada da Fundação Educacional Luiz de Paula e passou a integrar a antiga FUNM, transformada na Universidade Estadual de Montes Claros pela Constituição Mineira de 1989.