A partir de parcerias, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) trabalha para fortalecer as ações desenvolvidas no polo de Pompéu, no Centro de Minas Gerais. Além da manutenção do polo de Educação a Distancia, com a oferta das Licenciaturas em Educação Física, Geografia e Pedagogia e da graduação em Tecnólogo em Gestão Pública, a Unimontes trabalha junto ao município para a oferta de novos serviços: a pós-graduação em Educação Física Escolar e os cursos técnicos em Enfermagem e em Agronegócio.

A ampliação dos trabalhos foi discutida em visita do vice-prefeito da cidade, Evangelos Adriano Pereira, ao campus-sede, na última semana, para audiência com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, com a participação de pró-reitores e assessores. Na pauta, o fortalecimento da parceria e ampliação das atividades em Pompéu.

“A presença da Unimontes é altamente relevante para o município, pois a Universidade compreende bem a importância dos cursos e das ações para a melhoria da qualidade de vida no município”, destaca Evangelos, ao considerar como “conquistas significativas para toda a população os cursos gratuitos e a expansão do Ensino Superior com a pós-graduação”.

O reitor João Canela pontuou que, dentro da realidade da instituição, a proposta da Universidade é exatamente facilitar o acesso ao ensino superior com parcerias bem consolidadas e projetos de cunho social, especialmente. “A universidade é um instrumento importante para gerar desenvolvimento e, nessa perspectiva, procuramos avançar sempre – e de forma planejada”, disse.

EDUCAÇÃO A DISTNCIA

Os cursos na modalidade a distância são coordenados pelo Centro de Educação a Distância (CEAD), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em agosto, serão graduados novos profissionais em Educação Física, Pedagogia e Geografia.

O polo de Pompéu também irá disponibilizar 50 vagas para curso de Pós-graduação Lato sensu em Educação Física Escolar. O edital já está publicado com inscrições até 27 de julho. As atividades têm início em setembro, com a duração de um ano e meio. Outra novidade é a oferta do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O edital está previsto para ser publicado em julho, com 50 vagas. O curso terá duração de três anos.

CURSOS TÉCNICOS – O polo da Unimontes em Pompéu conta com o curso de Tecnólogo em Gestão Pública desde 2014 e já formou duas turmas com cerca de 50 profissionais. Para este ano, estão previstos dois cursos no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): Técnico em Agronegócio, a partir de agosto deste ano, e o Técnico em Enfermagem, com previsão de implantação em outubro. Serão ofertadas 30 vagas em cada área, sob coordenação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

BRASIL PROFISSIONALIZADO – Em Pompéu, a Unimontes também coordena a construção de Escola Técnica, do Programa Brasil Profissionalizado. A sede está fase final de construção. A expectativa, agora, é assegurar investimentos para o término completo do prédio e outras questões operacionais. No âmbito do Programa, a prefeitura é a responsável pelas obras de esgotamento sanitário, rede pluvial, acesso e energia.

EXTENSíO – Outro ponto analisado na reunião entre Universidade e Município diz respeito ao estudo de viabilidade da Pró-reitoria de Extensão para implantar projetos específicos junto à comunidade, a partir das características e demandas locais.