Mais um reconhecimento oficial às ações desenvolvidas pela Universidade Estadual de Montes Claros na educação a distância. Os cursos técnicos oferecidos no âmbito da Rede e-Tec Brasil foram bem posicionados no ranking divulgado pelo Sistema de Acompanhamento e Avaliação (SAAS), do Ministério da Educação (MEC). Foram consideradas três dimensões (curso, disciplina e polo) e a Unimontes aparece entre as dez primeiras Universidades no País em todos.

O SAAS integra um dos grupos de pesquisa do Fórum Nacional de Educação Profissional Técnica a Distância (Fnead). Já a rede do e-Tec Brasil é coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e tem como objetivo ampliar o acesso à formação profissional de qualidade no interior do País.

Com a participação direta das equipes do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e do Centro de Educação a Distância (CEAD), a Unimontes está integrada à rede há dois biênios. Entre 2010 e 2012, foram ministrados seis cursos técnicos pela Universidade nas áreas de “Comércio”, “Informática”, “Vigilância em Saúde”, “Agronegócio” e “Gerência em Saúde” e “Gerência em Meio Ambiente” nos pólos dos municípios de Porteirinha (Norte de Minas) e Almenara e Santo Antônio do Jacinto (Vale do Jequitinhonha), com 450 alunos beneficiados.

MAIS RECENTE

Neste ranking mais recente, referente ao período 2012-2014, foram analisadas 39 instituições de ensino da Rede e-Tec, sendo 37 federais e dois estaduais. No âmbito da Unimontes foram avaliados os cursos de “Agronegócio” e “Gerência em Saúde” e “Gerência em Meio Ambiente” com atividades nestes mesmos pólos com 225 alunos (75 em cada município).

No tópico “curso”, no qual são observados critérios como projeto pedagógico, currículo, estágios curriculares, certificação, recursos materiais, dedicação de corpo docente, dentre outros pontos, a Unimontes aparece na 5ª colocação geral do ranking nacional.

Na dimensão “disciplinas”, o MEC analisa pontos como freqüência, qualidade e informação do material didático, plano e estratégias de ensino, corpo pedagógico (professores e tutores), objetivos e carga horária da disciplina e a Unimontes está na 4ª posição do ranqueamento.

A avaliação, que acontece em ambiente on-line, considera também o tópico “Polo”, no qual a Unimontes aparece como 8ª melhor colocada. Nele, são observadas instalações físicas, recursos tecnológicos, disponibilidade e equipamentos, acesso aos materiais didáticos, biblioteca, laboratórios e recursos humanos, dentre outros pontos.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia