A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou o resultado da sétima edição do Selo OAB Recomenda, que avalia a qualidade das instituições de direito brasileiros. De 1.896 graduações de Direito em funcionamento no país, 192 (10%) receberam a certificação de qualidade da OAB. Um deles foi o curso de Direito da Unimontes, que recebeu a mesma distinção em edições anteriores.

O recebimento do selo “OAB Recomenda” foi comemorado pela coordenação, chefes de departamentos, professores e acadêmicos do curso de Direito, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus-sede. A graduação conta com turmas nos períodos matutino e noturno.

O coordenador do curso de Direito da Unimontes, professor Luiz Alberto Mendes Dias, salienta que o Selo OAB Recomenda “é um reconhecimento da qualidade e excelência do curso, por meio da análise de critérios objetivos, como os índices de desempenho dos egressos nos variados processos de avaliação e seleção de profissionais das áreas jurídicas e afins”. Desta forma, observa, “é feito um retrato da relevância do curso, não somente para a região onde está instalado, mas a sua repercussão geral no país”.

Mendes Dias afirma que a certificação da OAB é a certeza de que a graduação da Unimontes “está no caminho certo, na busca incessante pela excelência”. O professor considera também que o Selo é o reconhecimento do esforço do corpo docente, “que busca uma permanente qualificação e desenvolvimento de um trabalho acima de questões materiais e políticas, como a carência de investimentos na educação como um todo”, atestando também a dedicação do corpo discente.

“O recebimento do Selo OAB Recomenda é o reconhecimento do trabalho conjunto e permanente de todos os envolvidos no processo de construção de uma universidade de qualidade, com vista à formação de um ser humano melhor e de uma sociedade melhor. Por suas características, é de suma importância para a formação dos profissionais das áreas jurídicas, possibilitando a democratização do acesso à universidade e ao conhecimento. Historicamente, desde os tempos da Faculdade de Direito (Fadir), da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), a instituição possibilita aos jovens do Norte de Minas Gerais o acesso a uma formação de qualidade, com características humanísticas e dinâmicas, de forma que possam acompanhar a evolução das necessidades humanas no espaço e no tempo”.

Seriedade e compromisso dos professores

Chefe do Departamento de Direito Público Adjetivo da Unimontes, o professor Marcos Antonio Ferreira, que também é juiz de Direito, responsável pela 2ª Vara Empresarial e de Fazenda Pública de Montes Claros, “o Selo Recomenda representa a seriedade e compromisso dos nossos professores e alunos com a excelência do ensino jurídico, e a demonstração cabal de que os recursos públicos investidos são revertidos em prol do cidadão. Um ensino superior de qualidade reflete em melhoria de todo o sistema de Justiça”, pondera.

“Os principais cargos do sistema de justiça (delegados, promotores de justiça, magistrados e advogados da região) são originários da Unimontes. Além disso, existem diversos profissionais que passaram pelos bancos do curso de Direito, ocupando cargos públicos relevantes no cenário nacional”, observa Marcos Antonio Ferreira para quem a graduação da universidade demonstra ser de grande importância para o mundo jurídico.

Chefe do Departamento de Direito Privado da Unimontes, a professora Janice Cláudia Freire Sant’Ana lembra que o reconhecimento representa “a constante busca pela excelência, de um corpo docente competente e atuante na promoção de uma educação superior de qualidade, com um corpo administrativo, proativo e dedicado. Além disso, nossos acadêmicos são comprometidos e se preparam para o bom êxito em qualquer das áreas jurídicas que queiram abraçar”.

A chefe do Departamento de Direito Privado assinala que o curso de Direito da Uni montes também tem grande relevância em fomentar a diminuição das desigualdades sociais, “mediante a inserção de acadêmicos de toda a região e de todas as situações sociais e econômicas. Por conseguinte, a promoção do desenvolvimento social se mostra presente”.

CA Cyro dos Anjos destaca conquista
“Estrutura educacional de excelência”

A conquista junto à OAB foi enfatizada pela presidente do Centro Acadêmico Cyro dos Anjos, do curso de Direito da Unimontes, professora Antônia Duarte. “É gratificante saber que a nossa Universidade tem sido reconhecida como cumpridora das exigências necessárias para que se desenvolvam, realmente, os profissionais que nossa região e país necessitam. Consideramos uma grande honra estudar em uma universidade pública reconhecida pela entidade de classe que representa os advogados de nosso país”, completa a presidente do CA.

O êxito da Unimontes na avaliação da OAB também foi enaltecido pelo acadêmico do oitavo período de Direito, Antonio Marcos Rodrigues Caracas. “Considero muito importante não apenas enquanto claro parâmetro para que os vestibulandos decidam entre uma ou outra instituição de ensino superior, mas no tocante à relevância acadêmica que o curso conquista”, diz o acadêmico, sugerindo que o reconhecimento por meio da certificação da OAB “é um fator de segurança, pois confere ao aluno garantia de que todos os seus esforços serão bem apoiados em uma estrutura educacional de excelência”.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas