Em reunião extraordinária, realizada terça-feira (17/05), o Conselho Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Consu/Unimontes), por unanimidade, aprovou o Plano de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição para os próximos cinco anos (2022/2026). Os trabalhos da reunião foram conduzidos pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, que também preside o Conselho.

O PDI estabelece as diretrizes gerais que orientam as ações da Universidade para os próximos cinco anos, em cumprimento às exigências  do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Estadual de Educação  de Minas Gerais (CEE-MG). O documento foi elaborado por uma comissão especial, presidida pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu,  com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Ao presidir a reunião extraordinária do Conselho Universitário, o reitor  Antonio Alvimar destacou a importância da elaboração do Plano, que vai nortear o andamento das atividades da Unimontes no próximo quinquênio. Ele cumprimentou  os pró-reitores, diretores, coordenadores e demais os integrantes da comissão responsável pela  elaboração do PDI.

Criada comissão especial para elaborar o Plano de Desenvolvimento  Institucional: PDI/Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros -  Unimontes

“Vivemos um momento histórico na Unimontes, que comemora 60 anos de existência neste mês. Apesar das dificuldades enfrentadas, é um momento também de transformação e de esperança, com muita superação”, lembra o professor Antonio Alvimar Souza, destacando os investimentos realizados na instituição, em prol da melhoria das atividades, ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços.

A vice-reitora e presidente da comissão especial responsável pela elaboração do PDI, professora Ilva Ruas Abreu,  destaca a importância do documento para o alcance das metas da instituição. “O  PDI é o documento que define as ações propostas para universidade nos próximos cinco  anos, partindo  plano  anterior e projetando o futuro da instituição”, afirma a professora Ilva Ruas, ressaltando a participação da comunidade acadêmica na confecção das propostas.

“O PDI é um documento de fundamental importância para a universidade. Além de ser obrigatório para o recredenciamento da instituição junto ao Conselho Estadual de Educação,  o Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta as metas e objetivos da universidade à comunidade acadêmica e ao público externo, assim como ao Governo do Estado”, observa a vice-reitora.

O QUE APRESENTA O PDI – Com mais de 200 páginas, o PDI da Unimontes é dividido em cinco eixos: “perfil institucional, projeto pedagógico institucional, organização acadêmica da Unimontes, Planejamento e Gestão da Unimontes, Inovações e interações institucionais”.

O documento apresenta toda a estrutura da Universidade, destacando antecedentes históricos, os cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionantes, unidades administrativas.  Destaca ainda outros aspectos como “a caracterização socioeconômica da área de abrangência da Unimontes”, as políticas de pesquisa e extensão e a indissociabilidade: ensino, pesquisa extensão”.

Na primeira etapa, foi feita uma consulta à comunidade acadêmica, com o apoio da Empresa Júnior Unimontes, vinculada ao curso de Administração. O trabalho foi coordenado pelo professor Felipe Fróes, juntamente com o professor Roberto César Faria e Silva e o acadêmico Gabriel Oliveira Salgado, presidente da Empresa Junior Unimontes.

A comissão de elaboração do PDI, presidida pela professora Ilva Ruas Abreu, além de pró-reitores, diretores de centros   e outros integrantes da gestão superior da universidade, contou com a participação dos professores Rosivaldo Antonio Gonçalves e Antônio Wagner Veloso Rocha e do assessor de Gestão Estratégia e Inovação, José Otávio Braga. A comissão teve assessoria técnica do servidor Augusto Guilherme Silveira Dias, da Assessoria de Gestão Estratégia e Inovação.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária