Sobre

O Programa de Residência Pedagógica tem como proposta propiciar ao futuro docente (licenciando), ao docente em exercício (preceptor) e ao docente da Universidade (coordenador) debates e reflexões científicas sobre o processo de formação em termos de políticas educacionais; a melhoria de sua práxis docente a partir do desenvolvimento de atividades de pesquisa ação e fornecer a estes possibilidades e opções para a formação de sua identidade profissional por meio das atividades pensadas nos Subprojetos institucionais de cada área de formação contempladas pelo Edital Capes nº. 06/CAPES/2018.

No Curso de Educação Física da Unimontes há quatro Subprojetos do Residência Pedagógica, coordenados pelos professores: Adelson Fernandes da Silva; Rogério Othon Teixeira Alves; Maria de Fátima de Matos Maia e Rosângela Ramos Veloso Silva. O plano de trabalho dos Subprojetos Residência Pedagógica em Educação Física tem como foco de intervenção a cultura corporal de movimento, abordado sob as práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino-aprendizagem dos conteúdos básicos comuns na educação infantil, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio em escolas públicas .

Tem como objetivo geral oportunizar ao licenciando de Educação Física residente a oportunidade de vivenciar a prática da atividade docente, compartilhando experiências e projetos educativos na sua área de conhecimento, assegurando a formação profissional que permita a necessária relação teoria/prática na abordagem da realidade escolar. Os propósitos desses subprojetos integram um conjunto de ações que constituem um projeto pedagógico em curso, que repercutirá positivamente nos alunos da rede pública de ensino, nos aspectos cognitivos, afetivos e motores, bem como, tendo como foco de ação o aprimoramento do conhecimento acerca dos pressupostos teórico-metodológicos que endossam os modos de ensinar e aprender, especialmente no que tange os conteúdos da Educação Física.

Essa vivência se concretiza em três dimensões/eixos de atuação:

Ensino: Aprimoramento da organização dos processos didático-pedagógicos com vistas à otimização das ações para formação do licenciado em Educação Física;
Pesquisa: Desenvolvimento da capacidade científica do acadêmico em sua área de formação específica em consonância com a prática profissional;
Extensão: Encurtamento das distâncias que separam universidade e escola, tornando esta última uma fonte de inspiração para as proposições da primeira, provocando por este prisma a concretização da integração teoria-prática.

Sub-projeto Educação Física

Professores Coordenadores de área:

Prof. Adelson Fernandes da Silva
Profa. Maria de Fátima Matos Maia