Sobre

O curso de Educação Física da Unimontes conta com três núcleos do PIBID, sendo dois em Montes Claros e um em Januária. As temáticas são voltadas para as Práticas Corporais e aquisição de Movimentos Fundamentais, Dança e Cultura Corporal de Movimento.

O núcleo composto pela matriz curricular “Práticas corporais com foco no desenvolvimento dos movimentos fundamentais” prioriza a construção de movimentos que servirão como alicerce para que os conteúdos procedimentais da educação física sejam adquiridos. Uma vez que esses movimentos são apropriados pelos alunos da educação básica, a aprendizagem dos eixos temáticos da educação física se tornam mais fáceis de serem assimilados e acomodados.

Para o núcleo composta pela matriz curricular “Dança”, as experiências corporais e de produção de conhecimento priorizam por focar nas danças folclóricas brasileiras e os movimentos básicos da dança de salão. Importante aspecto a ser considerado é de que a dança é historicamente uma manifestação sociocultural mais antiga e deve ser valorizada pela escola.
Por fim, o núcleo composto pela matriz curricular “Cultura corporal de movimento”, aborda todos os eixos temáticos da educação física escolar de forma ampliar as vivencias das diferentes manifestações corporais permitindo uma educação mais inclusiva que valorize a historicidade de cada aluno.

Esses núcleos têm como objetivo:

    • Promover o reconhecimento da escola de educação básica como campo legítimo de intervenção do licenciado em Educação Física.
    • Construir parâmetros didático-pedagógicos de modo a intervir com segurança e consolidar competências de ensino e aprendizagem.
    • Desenvolver no acadêmico em formação a autonomia, a capacidade criativa e a tomada de decisão.

Objetivos do eixo temático Práticas Corporais e os Movimentos Fundamentais:

    • Aproximar o acadêmico da realidade escolar de forma a ampliar os conhecimentos e competências docentes necessários para intervir com qualidade na sua atuação docente futura.
    • Aplicar estratégias diferenciadas que possibilite levar os alunos da educação básica à aquisição de movimentos que serão o fundamento de todos os conteúdos da educação física escolar.
    • Elaborar atividades pedagogicamente adequadas para o ensino dos movimentos fundamentais considerando as experiências dos alunos e suas motivações para as tarefas motoras.
    • Identificar e avaliar movimentos básicos necessários para a aprendizagem dos esportes, das danças e da ginástica como componente curricular da educação básica.

Programa

Professores Coordenadores:

Profa. Berenilde Valéria de Oliveira Sousa
Prof. José Roberto Lopes de Sales
Prof. Adelson Fernandes da Silva

Temáticas

Práticas Corporais e aquisição de Movimentos Fundamentais, Dança e Cultura Corporal de Movimento.