Aulas preparatórias são gratuitas para a comunidade em geral; projeto recebe também adesão de novos universitários

Com o início das atividades letivas para os cursos de graduação nesta segunda-feira (22/2), a Universidade Estadual de Montes Claros também abriu inscrições para o projeto do “Cursinho Popular Darcy Ribeiro”. O trabalho associa as práticas de ensino e de extensão para a preparação de candidatos no ingresso às instituições de ensino superior e, ainda, para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

A participação é absolutamente gratuita e aberta à comunidade em geral, mas com prioridade para as pessoas de baixa renda. O Cursinho integra a “Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular” e as inscrições podem ser feitas pelo link https://inscricoes.redeemancipa.org.br/pt/mg/darcy-ribeiro-mg.

Até o momento, diante do cenário de pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), com a adoção de medidas restritivas e a necessidade do distanciamento social, as aulas serão ministradas pelo sistema remoto – online.

Os trabalhos são conduzidos por acadêmicos de diversos cursos, mas também contam com a participação de egressos da Unimontes e parceiros de escolas públicas de Montes Claros. A coordenação e orientação são de professores dos departamentos de História, Filosofia, Geociências, Métodos e Técnicas Educacionais, Ciências Sociais, Comunicação e Letras, de Educação e de Artes.

ESTÁGIOS

A professora Bárbara Figueiredo Souto, do Departamento de História, é a coordenadora geral do “Cursinho Popular Darcy Ribeiro” e reforça que o universitário da Unimontes vinculado ao projeto terá as atividades do projeto associadas à creditação em extensão e ao estágio extracurricular. Aliás, as inscrições para novos participantes também está aberta e o aluno dos cursos de graduação e pós-graduação da Unimontes podem se informar pelo e-mail projeto.cursopopular@unimontes.br.

“Importante informar que, no contexto da pandemia, alguns colegiados didáticos de cursos da Unimontes, com base em resolução da Secretaria de Estado de Educação (SEE), consideram também as atividades do Cursinho como estágio obrigatório”, acrescenta.

Ainda conforme a professora, o projeto vai além das aulas e os alunos podem, ainda, desenvolver ações em áreas como cultura, divulgação, psicologia, pedagogia, Direito e solidariedade.

Projeto de Ensino/Extensão – “Cursinho Popular Darcy Ribeiro”
Curso preparatório gratuito

1) Inscrições de alunos da comunidade
Link: https://inscricoes.redeemancipa.org.br/pt/mg/darcy-ribeiro-mg

2) Inscrição de monitores universitários e egressos da Unimontes
e-mail: projeto.cursopopular@unimontes.br
Mensagem direta: Instagram – @emancipamoc

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba