Convidado é Jurandyr Ross (USP), um dos estudiosos responsáveis pela nova classificação do relevo brasileiro

“A atuação do Geógrafo nos Estudos Ambientais”. Cada vez mais amplo em tempos de sustentabilidade e da necessidade de planejamento mais efetivos para as políticas públicas de meio ambiente, o tema será destaque na aula inaugural online que o Departamento de Geociências da Unimontes realiza nesta quinta-feira (25/2), às 18h30. O convidado será o professor doutor Jurandyr Ross, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e reconhecido como um dos estudiosos responsáveis pela nova classificação do relevo brasileiro.

O evento marca o início das atividades letivas de 2021, com a participação aberta para os alunos dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e do mestrado (Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGEO). A versão remota segue as orientações para o distanciamento social diante do cenário de Pandemia do Novo Coronavírus.

A transmissão será pelo canal “Geolives Unimontes”, no Youtube. O acesso é livre e gratuito e podem participar acadêmicos e profissionais de áreas afins.

A abertura oficial será com o chefe do Departamento de Geociências, professor doutor Anderson Bertholi, e com o coordenador do PPGEO, professor doutor Marcos Esdras Leite. Após a palestra do pesquisador Jurandyr Ross, haverá a mediação do público com o convidado, com os coordenadores do Bacharelado e da Licenciatura em Geografia, Manoel Leite e Luís Ricardo Costa, respectivamente.

O PALESTRANTE – Jurandyr Luciano Sanches Ross é um geógrafo graduado pela USP (1972), com mestrado, doutorado e livre docência em Geografia Física (1987) pela mesma universidade. Possui várias participações em revistas e publicações acadêmicas e tem o reconhecimento da comunidade científica pela constante contribuição com pesquisas da Geografia Física. Em 1989, publicou estudos relacionados à nova classificação no relevo do Brasil.

INSCRIÇÕES

No caso específico dos alunos e dos mestrandos, o Departamento enviará um link por e-mail, pelo qual será efetivada a inscrição. Haverá, ainda, a lista de presença para posterior entrega do certificado. Para o público externo, bastará assinar a lista de presença no dia do evento.

Aula Inaugural – Geociências
Tema: “A atuação do Geógrafo nos Estudos Ambientais”
Convidado: Jurandyr Ross
Data: 25 de fevereiro, quinta-feira, às 18h30