“Mostra Científica Municipal”. Esta será a nova ação que o Projeto Biotemas, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), desenvolverá em 2014 junto às escolas públicas do município. Proposta neste sentido foi aprovada na Chamada 46/2012 no âmbito dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – e que envolve, ainda, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Os recursos são da ordem de R$ 28 mil para a realização de uma feira para a divulgação/promoção científica: “Biotemas na Educação Básica”. O tema central em 2014, já estabelecido pelo CNPq, será “Desenvolvimento Social”. Em janeiro próximo, a Unimontes publicará um Edital para definir os participantes e outros detalhes do evento.

Como será

Pela proposta, o Projeto Biotemas/Unimontes realizará uma mostra com os melhores trabalhos produzidos pelos alunos das escolas públicas estaduais participantes – em todas as áreas do conhecimento. Os estudos selecionados pelo Projeto Biotemas/Unimontes serão expostos na Universidade durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para outubro próximo, sendo que os autores dos três melhores trabalhos receberão bolsas de iniciação científica júnior.

Segundo a professora Fabiana da Silva Vieira Matrangolo, coordenadora da Mostra Científica Municipal, “essa ação é mais um instrumento utilizado pelo Projeto Biotemas da Unimontes para a melhoria do ensino fundamental, médio, técnico e superior no município”. Além disso, a mostra contribuirá também para “despertar vocações científicas e tecnológicas e para a identificação de jovens talentosos”, concluiu.

Uma reunião entre a pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiroz, e integrantes do Projeto Biotemas/Unimontes estabeleceu os primeiros pontos da Mostra Científica Municipal, a ser realizada em outubro de 2014.

Biotemas

O Projeto Biotemas na Educação Básica da Unimontes é um programa de extensão universitária vinculado ao departamento de Estágios e Práticas Escolares, com apoio da Pró-reitoria de Extensão. Conforme a coordenadora Luzimara Silveira Braz Machado, há dez anos as ações são desenvolvidas em escolas públicas do município, principalmente as Escolas Estaduais Plínio Ribeiro (ex-Escola Normal), Dulce Sarmento e Clóvis Salgado, por meio de cursos de capacitação de professores, minicursos para os estudantes, oficinas, palestras, exposições e concursos literários, dentre outras atividades.

Pela Universidade, estão envolvidas nas atividades 700 pessoas, entre professores e acadêmicos, beneficiando a um público de mais de 4 mil alunos das escolas públicas parceiras.