Mais dois municípios da área de atuação da Universidade Estadual de Montes Claros foram selecionados para a 19ª edição do projeto Unimontes Solidária, que será realizada em janeiro de 2014: Botumirim (Norte de Minas) e Joaíma (Vale do Jequinhonha). Ambos foram escolhidos por apresentarem indicadores econômicos e sociais ainda abaixo da média do restante do Estado, tais como PIB, IDH, índice de analfabetismo e de mortalidade infantil.

Uma das novidades desta edição é o envolvimento de acadêmicos dos cursos de Engenharia de Sistemas e de Engenharia Civil, além de estudantes dos campi avançados de Almenara, Januária e Salinas. Dentro das atividades artístico-culturais, apresentação especial do Grupo Folclórico Saruê, da própria universidade. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão.

Botumirim

Distante 160 quilômetros de Montes Claros, com uma população de 6.435 habitantes (censo de 2010/IBGE), Botumirim será a primeira cidade beneficiada, no período de sete a 13 de janeiro. Uma equipe de 42 acadêmicos, supervisionada por dois professores, realizará atendimentos populares gratuitos nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Organização Social, Desenvolvimento Sustentável, Arte, Cultura, Entretenimento, Esporte e Lazer, dentre outras, de acordo com as demandas específicas do município.

Participarão estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Letras/Português, História, Geografia, Matemática, Ciências Sociais, Engenharia de Sistemas, Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Educação Física.

Joaíma

Com o mesmo modelo, no período de 20 a 28 de janeiro, o Projeto Unimontes Solidária será desenvolvido na cidade de Joaíma, também com uma equipe voluntária de 42 acadêmicos, com atendimentos populares nas diversas áreas do conhecimento. O município está situado a 550 quilômetros de Montes Claros e possui uma população de 14.881 (Censo de 2010).

Por meio do projeto Unimontes Solidária, com ações voltadas para os municípios com baixo IDH, a universidade promove ações solidárias articuladas em municípios do Norte de Minas Gerais, Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri a partir da participação voluntária de alunos dos diversos cursos oferecidos à população. O objetivo principal da atividade extensionista é contribuir para a redução dos problemas sociais, reduzir a exclusão e as disparidades regionais, colocando a serviço das comunidades, sobretudo nessas regiões, o conhecimento que é produzido na universidade.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia