Vagas em chamamento público são para as funções de supervisores e preceptores, com pagamento de bolsas durante 18 meses

Os professores de educação básica que atuam na área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros – Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha – podem participar do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica.

A Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, publicou os editais de chamamento público para a seleção de supervisores e de preceptores para os dois programas. Podem participar professores das 104 escolas públicas da rede básica que são parceiras da Universidade.

O prazo de inscrição termina em 20 de setembro e, diante do período de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19, todo o processo para a seletiva segue o formato virtual.

Editais e anexos I e II

A participação é restrita aos professores em efetivo exercício, das escolas parcerias, que possuem formação na área de atuação do subprojeto do PIBID e ou da Residência Pedagógica. O professor supervisor/preceptor atuará por um período de 18 meses recebendo uma bolsa de R$ 765,00 mensais.

FUNÇÕES

O PIBID e a Residência Pedagógica são programas oficiais do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de incrementar e fortalecer a formação acadêmica nos cursos de licenciatura em universidades públicas.

Por sua vez, a Universidade abre parcerias com escolas públicas estaduais e municipais para que sejam espaços de atuação dos universitários bolsistas e, por isso, a demanda por supervisores e preceptores do corpo funcional destes educandários.

Em geral, os supervisores e os preceptores contribuem diretamente no estreitamento das relações teoria-prática entre universidade/escola, além de ajudar no planejamento, na elaboração, na execução, no acompanhamento da prática pedagógica e orientação dos universitários bolsistas, assim como na avaliação das atividades realizadas no âmbito dos dois programas, dentre outros pontos.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas