Dedicação e legado da homenageada são enaltecidos na Unimontes

A professora e contadora Jacquelline Aparecida Batista de Andrade, egressa e docente aposentada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) , foi escolhida para receber a Medalha “Mérito Contábil de Minas Gerais” de 2023, conferida pelo  Conselho Regional de Contabilidade – CRC-MG. A honraria será entregue durante a solenidade de abertura da XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, no dia 21 de junho próximo. 

Professora Jacquelline Andrade

A escolha da professora Jacquelline  Andrade para a concessão da honraria foi enaltecida pela reitoria, pelo Departamento de Ciências Contábeis e pela coordenação do curso de graduação da área, tendo em vista a sua dedicação  à instituição e o seu legado.  Em 2023, o curso de Ciências Contábeis da Unimontes completa 50 anos de existência. 

A homenageada pelo CRC-MG graduou-se em Ciências Contábeis na Faculdade de Administração e Finanças (Fadec), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes, em 1983. No ano seguinte, ingressou como docente da instituição, na qual atuou durante 32 anos, se aposentando em 2016. Além de professora, ela exerceu diversas funções na universidade, como vice-diretora da antiga Fadec e auditora, além de integrante do Conselho Curador da instituição. 

A professora Jacquelline Andrade sempre na sua área de atuação, seja como contadora e  professora do Departamento de Ciências Contábeis da Unimontes. Ela sempre atuou de maneira técnica e impecável, com brilhantismo na didática”, afirma o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago.

Também vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis, o professor Wagner Santiago acrescenta: “Ao repassar os  seus conhecimentos aos seus alunos, a professora Jacquelline Andrade marcou gerações de contadores e contadoras em todo Brasil”.

Paixão pela contabilidade

A chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Unimontes, professora Eliana Soares Barbosa Santos, ressalta que a professora Jacqueline Batista Andrade é uma referência para os profissionais da área. “ A paixão dela pela contabilidade  nos contagia e nos impulsiona a cada ano. Como mulher contadora que lida numa atividade  que,  até  pouco tempo, era dominada por pela  classe masculina, a professora Jacquelline trouxe à profissão contábil a leveza e o brilhantismo, principalmente, para a academia, sendo eleita como ícone contábil”, afirma. 

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unimontes, professora Mônica Nascimento e Feitosa,  destaca a grande contribuição oferecida por parte da homenageada pelo CRC- MG ao curso de Ciências Contábeis, que comemora meio século de existência em 2023. “A professora e contadora Jacquelline Andrade participou dessa história, impulsionando, modernizando, enaltecendo e apoiando o ensino, a pesquisa e a extensão Universitária através da extinta Assessoria Contábil Júnior/ACJ e, posteriormente, da atuação no Programa NASC/Núcleo de Ações Sociais e Contábeis”, relata.

“Seu dinamismo e projeção visionária interligam parceiros de todos os setores da sociedade junto ao curso de Contábeis. Temos muita gratidão e ficamos envaidecidos com a homenagem que o CRC/MG fará a esta grande contadora e professora”, completa a professora Mônica Nascimento e Feitosa.

Conduta ética e livro

Na correspondência encaminhada a homenageada, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Suely Maria Marques de Oliveira, destaca “a conduta ética, a dedicação e o dinamismo” da professora aposentada da Unimontes. Ela também é  autora do livro “Jacquelline Andrade – Mentoria Tributária”, lançado recentemente.

A professora Jacquelline Andrade disse que recebeu a homenagem do CRC -MG com muito orgulho e satisfação, lembrando que foi conselheira do órgão em mais de uma gestão. “Depois de tantos anos exercendo essa atividade que escolhi e que sempre a defendi dentro da ética e dos preceitos que a norteiam sou uma apaixonada pela contabilidade, só posso agradecer aos meus pares por tamanha honraria. Portanto, receber a medalha de “Mérito Contábil de Minas Gerais” será o coroamento desta minha trajetória profissional”, avalia. 

“Grande  história com a universidade”.

Ela enalteceu também a importância da Universidade Estadual de Montes Claros na sua formação e na sua carreira profissional. “Ter feito parte do quadro de professores da universidade durante tanto tempo e ser testemunha de toda a sua transformação ao longo deste período, inclusive quando da sua estadualização e, por conseguinte, todo o seu crescimento, só posso dizer que realmente vivi e tenho uma grande história com a universidade e sou muito grata a Unimontes”, declara.

“Valeu a pena. Pude ensinar alguma coisa. Porém, devo dizer que aprendi muito mais. A Unimontes  foi muito importante, seja do ponto de vista acadêmico, profissional ou social. Agradeço a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para que eu pudesse chegar até aqui. O que mais posso dizer: Somente agradecer”, finalizada a homenageada pelo CRC – MG

Relacionadas

Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação