“Se a vida instrui a literatura, essa a refina em infinitos modos de usar”. Seguindo esse princípio, será lançado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na próxima quinta-feira (31/05), o projeto “Confraria Literante”, resultado de uma parceria entre a Editora Unimontes e o Departamento de Comunicação e Letras da Universidade.

O lançamento acontecerá às 17 horas, no Espaço do Livro e da Leitura, no campus-sede. Haverá debate sobre o livro “A Queda do Céu: palavras de um xamã Yanomani” do escritor Davi Kopenawa com participação dos professores Heirbele Hirsgerg Horácio (mestre e doutor em Ciências da Religião e pós-doutor em Ciências Sociais), do Departamento de Filosofia e do Programa de Mestrado em Educaçao da Unimontes; e Luiz Henrique Carvalho Penido (doutor em Literatura Comparada), do Programa de Mestrado em Letras da Universidade.

A diretora da Editora Unimontes, Maria Clara Maciel ressalta a importância do projeto.  “A Confraria Literante tem por finalidade a promoção da leitura livre, dissociada de propósitos estritamente profissionais, aberta a acadêmicos e comunidade externa, resgatando seu caráter especial de se comunicar com todos em infinitos encontros possíveis”.

“A estrutura multicampi da universidade, distribuída em uma larga extensão do norte-mineiro, além de enriquecer esses encontros por atravessar espaços culturais e imaginários locais diversos e pujantes, será beneficiada pelo projeto. O objetivo é promover uma maior interação entre a comunidade acadêmica”, destaca a diretora.

Ela ressalta que os encontros ocorrerão uma vez por mês, com duração de até duas horas. A meta é contar com as presenças de convidados com as mais variadas formações para discutir e promover diálogo e discussões diversas e enriquecedores sobre as obras escolhidas em um processo cuidadoso de curadoria.

A cada semestre será feita uma curadoria de obras literárias para discussão, levando em conta a diversidade necessária para debates que vinculem imaginário local e questões mais amplas. Além de criar um espaço de discussão e reflexão sobre obras literárias na Unimontes, a iniciativa visa promover o acesso à literatura e à cultura para os membros da comunidade universitária, principalmente nos campi avançados, e a população local. Objetiva também estimular a formação de leitores; fomentar a cultura do diálogo e do debate e estimular a integração entre os campi.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +