Mais 604 profissionais de 24 cursos foram graduados pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em solenidade unificada de outorga  de grau na noite dessa quarta-feira (21/12), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Eles tiveram como patrona geral a secretária de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires. Durante a solenidade, presidida pelo reitor João dos Reis Canela, foi ressaltada a contribuição ao desenvolvimento oferecida pela Unimontes, que completa 50 anos de existência em 2012, sendo resgatado, também, o processo de estadualização da universidade, que atingiu a marca de 44.777 profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

“A nossa Unimontes, ao longo de toda a sua história, tem se firmado como uma instituição séria e sempre se mostrou indispensável para o desenvolvimento, particularmente, da nossa região e, pela sua alta dinamicidade, precisa estar sempre sensível ao seu papel dentro da sociedade na qual se insere”, afirmou o professor João Canela.

Secretária Maria Coelii durante homenagemO reitor enfatizou que a homenagem à secretária Maria Coeli Simões Pires foi muito justa, tendo em vista que ao longo de sua vida pública sempre foi uma benfeitora da instituição, inclusive, participando ativamente do processo de transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na atual Unimontes, em 1989.

O professor João Canela destacou que o processo de estadualização da Unimontes exigiu a participação de homens e de mulheres honrados e determinados. “Dentre esses abnegados defensores do progresso através da educação estava a senhora Maria Coeli. Atuava, então, como secretária-geral da Constituinte Mineira, tempo em que também atuou o jovem professor Antonio Anastasia. Procurada pelo então deputado Milton Cruz e, com o olhar de quem enxerga a garantia para o futuro daqueles que não conseguem pagar estudos em nível superior, avalizou tecnicamente uma emenda que transformaria em autarquia com a denominação de Universidade Estadual de Montes Claros, a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior”, relatou.

TRANSFORMAÇÃO

Ele lembrou que a emenda de autoria do então deputado Milton Cruz seguiu para o plenário e foi aprovada, garantindo a transformação da antiga fundação na atual Unimontes. “Era uma época difícil e havia ventos contrários à elevação da antiga FUNM em autarquia de responsabilidade do estado. Daí, a importância de saudar aquele passado e seus atores”, disse o reitor.

Ao agradecer a homenagem, a secretária Maria Coeli Simões Pires, destacou os grandes valores da cultura de Montes Claros, enfatizando o papel da Unimontes. Ela também fez um resgate da transformação da antiga FUNM em autarquia estadual, recordando os nomes das pessoas que participaram do processo.

Solenidade de colação de grau“Meus olhos que leram, nas páginas da Constituinte Mineira, há mais de duas décadas, o sonho de estadualização da Universidade e puderam compreender e sentir a importância da proposição, não somente para Montes Claros, não só para o Norte Mineiro, mas para Minas e para o Brasil na projeção de um futuro que parecia tão distante, podem hoje testemunhar este tempo”, assegurou a secretária.

Maria Coeli concluiu: “a Unimontes comprova que o ser humano em busca do conhecimento, mais que fantasia ou quimera, é a via da transformação de vida e do mundo. Esta universidade mudou o destino desta pátria do norte”.

Participaram da solenidade o secretário de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas, Gil Pereira; o secretário-adjunto de Juventude de Montes Claros, Diego de Macedo Fróes (representando o prefeito Luiz Tadeu Leite); o presidente da Câmara Municipal Valcir Soares da Silva; o delegado regional José Messias Sales, pró-reitores, pró-reitores adjuntos, diretores de centro de ensino e demais autoridades universitárias.  Galeria de Fotos