A pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, foi eleita para a Câmara Temática de Extensão, da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A posse está marcada para 20 de outubro, em Ilhéus (BA), durante o 59ª Fórum Nacional da Abruem. Todos os integrantes da câmara temática de extensão serão empossados.

Conforme o regimento, a professora Jussara de Carvalho Guimarães terá mandato de dois anos – e poderá ser reconduzida pelo mesmo período. Na Câmara, ela representará as pró-reitorias de Extensão das instituições estaduais e municipais de ensino superior da região Sudeste do Brasil.

A Abruem é composta pelas universidades e centros universitários estaduais e municipais, representados por seus reitores e reitoras. As câmaras temáticas se constituem em unidades vinculadas ao conselho pleno da entidade, abrangendo as áreas de Ensino (Graduação), Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão, Assuntos Internacionais, Ensino a Distância e de Hospitais Universitários.

Os principais objetivos das câmaras temáticas são: assessorar a Diretoria da Abruem na análise, estudos e realização de trabalhos relativos ao seu campo temático; acompanhar discussões, participar na concepção, formulação e avaliação de políticas e programas no seu campo temático, em contexto macro de definição nacional. Outra meta é conceber e propor programas, linhas de ações e trabalhos para serem realizados de forma isolada ou em consórcio pelas instituições de ensino superior, com acompanhamento e orientação direta ou indireta da câmara.

E ainda: promover articulações com instituições públicas e privadas, visando a efetivação de parcerias, intercâmbios, captação de recursos e apoios que contribuam para a realização das atividades e aperfeiçoamento das ações necessárias ao cumprimento dos objetivos e missões da associação e de suas filiadas.

CURRÍCULO

A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães é graduada em Pedagogia pela Unimontes. Tem especialização em Supervisão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e os títulos de mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além disso, concluiu o pós-doutorado em Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho, em Braga (Portugal).