O Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Estadual de Montes Claros (DCE/Unimontes), e a Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes) promovem nesta quarta-feira (28/9), no campus-sede, um debate entre os candidatos à prefeitura de Montes Claros. Será a partir das 19h30, no Auditório “Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6).

Com foco em temas associados à academia, o debate será voltado exclusivamente à comunidade universitária, com o acesso restrito a professores, servidores e alunos da Unimontes. As inscrições devem ser feitas previamente nas sedes do DCE e da Adunimontes. Haverá transmissão para o público externo de duas formas: em um telão, na entrada do prédio 6, e via web, pelo canal da Unimontes no Youtube.

Conforme os coordenadores, por ordem alfabética, estarão presentes os candidatos Gláucia Eliana (PMB), Humberto Souto (PPS), Jairo Ataíde (DEM), Jéssica Vianna (PSOL), Leninha (PT) e Ruy Muniz (PSB). Cada um poderá convidar seis correligionários para acompanhá-lo durante o evento. O município possui 262.496 eleitores, segundo dados recentes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) – 7,4 mil a mais em relação à última eleição (2014). Algo próximo de 54% são de mulheres. Ainda conforme os números, 159.587 estão em idade entre 16 e 44 anos, faixa etária de maior predominância entre os acadêmicos.

O debate será dividido em cinco etapas. Na primeira, cada candidato terá três minutos para a apresentação das propostas de campanha (ordem definida por sorteio). Na 2ª etapa, responderão perguntas formuladas pela comunidade acadêmica. Haverá sorteio das perguntas e a ordem das respostas; todos responderão a uma mesma pergunta.

• Regras (Arquivo PDF – Tamanho 295 Kb)

Na terceira etapa, serão respondidas perguntas pré-definidas, sendo uma por parte da Adunimontes e outra elaborada pelos acadêmicos. Somente a ordem de resposta será definida por sorteio. Na quarta etapa, haverá perguntas entre os candidatos, com tema livre. A ordem será definida por sorteio (tanto para perguntas como para respostas). Na 5ª etapa, serão feitas as considerações finais, com dois minutos para cada candidato (sequência por sorteio).

“Trata-se de um momento muito importante para a cidade e a Unimontes, como uma instituição estratégica no cenário regional, não poderia deixar de ouvir, in loco, os candidatos a prefeito de uma das maiores cidades do Estado”, disse o presidente da Adunimontes, professor Gilmar Ribeiro. Para ele, a ideia do debate está associada especialmente às questões vinculadas à comunidade universitária, além de ser uma tradição no ambiente acadêmico. “A Unimontes registra, diariamente, milhares de pessoas que vêm ao campus das mais diversas regiões da cidade. Ou seja, os interesses coletivos se convergem na própria universidade”.

A gestora de Cultura do DCE, Thainá Kety Ferreira, acadêmica do curso de Ciências Sociais, adiantou que os todos os candidatos e suas coordenações de campanha foram informados previamente sobre as regras do debate.

Informações: 3222-5397 e 3229-8022 (Adunimontes)