Na próxima terça-feira (4/9), a partir das 9 horas, será realizada a primeira reunião do Programa Vereda Viva – “Oásis do Sertão”, com atividades no auditório do campus da Universidade Estadual de Montes Claros em Januária. O objetivo é de programar estratégias para a conservação das veredas e para a preservação das nascentes de rios no Norte de Minas, a partir da mobilização de órgãos ambientais e da própria comunidade.

O programa é desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por intermédio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), e pela Unimontes, através do departamento de Biologia Geral. A iniciativa em Januária será a primeira das quatro reuniões preparatórias para a audiência pública “Oásis do Sertão”, que acontecerá em Belo Horizonte – ainda em data a ser definida. Os outros encontros preparatórios serão promovidos nos municípios de São Francisco, Buritizeiro e Paracatu.

AUTORIDADE E VEREDEIROS

O primeiro encontro contará com as participações do promotor Paulo César Vicente de Lima, coordenador da Cimos; a coordenadora do programa, professora Maria das Dores Magalhães (do departamento de Biologia Geral da Unimontes); integrantes dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (Codemas) de municípios da região e, também, representantes de órgãos ambientais como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Meio Ambiente e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além dos próprios moradores das áreas de veredas – que são chamados de “veredeiros”.

A professora Maria das Dores Magalhães lembra que, através do programa, serão desenvolvidas diversas ações para preservar as veredas, que têm fundamental importância para a biodiversidade do Estado, com função primordial para manutenção das nascentes. Por lei, as veredas são consideradas como Áreas de Preservação Permanente (APAs).

Coordenadora do Programa “Vereda Viva” ela salienta que, apesar da proteção das veredas ser prevista em lei, na prática, as áreas sofrem com a devastação ambiental, sendo exploradas por diversos fins, sobretudo, pelos pequenos produtores. Diante desse quadro, explica: “o programa visa implementar medidas conservacionistas e garantir outras alternativas de renda para os agricultores, como forma de diminuir os impactos antrópicos em cima das veredas”.

1ª reunião do Programa Vereda Viva – “Oásis do Sertão”
LOCAL: Auditório do campus da Unimontes em Januária
ENDEREÇO: rua do Sertanejo, 212, Vila Fátima