“Existem instituições que fazem parte da história de um povo, que ajudam a construir a história de um povo. E existem aquelas que são a própria história de um povo. Este é o caso da Unimontes: a própria história do povo norte-mineiro”. O comentário fez parte do pronunciamento da presidente da Câmara Municipal de Espinosa, vereadora Regina da Silva Fagundes, durante a solenidade de homenagem ao cinquentenário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizado nessa terça-feira (28/08), à noite, no campus avançado daquele município.

O reitor João dos Reis Canela e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida presidiram a solenidade, que reuniu professores, acadêmicos, servidores técnico-administrativos, convidados e integrantes da gestão superior da Universidade. Participaram, ainda, o prefeito de Espinosa João Alves Miranda, o vice-prefeito Carlos Humberto de Freitas, a coordenadora do Campus/Espinosa, professora Meiriane Aparecida Vieira dos Santos, e o Gerente Regional Eventual dos Correios do Norte de Minas, Bernardo Amarantes Santana.

A Câmara Municipal fez a entrega de placa em Menção Honrosa à Unimontes destacando “o valor e os benefícios concretos da Unimontes para a cidade de Espinosa e região”. Na oportunidade, a Universidade também homenageou alguns colaboradores com a entrega de certificados de reconhecimento.

Mesa de Honra - Solenidade em EspinosaVEJA A GALERIA DE FOTOS

HOMENAGENS – Foram homenageadas pessoas e instituições que apoiaram e contribuíram com a implantação e desenvolvimento do Ensino Superior no campus de Espinosa como o ex-prefeito Lúcio Baleeiro Gomes (representado pelo advogado Jean Fabiano Ramos de Oliveira); o atual prefeito João Alves Miranda, e a presidente da Câmara, Regina Fagundes Santos.

O reitor João dos Reis Canela enalteceu os avanços e também as dificuldades enfrentadas pela Universidade. “A comunidade acadêmica se une num processo democrático para ajudar na transformação da realidade social das regiões atendidas pela Unimontes. Não podemos perder nossa meta mesmo diante dos desafios. Nosso objetivo é avançar cada vez mais, levando o conhecimento e o saber às diferentes regiões, e contribuir com o progresso regional”, observou.

“A Unimontes é, sem dúvida, nossa referência de desenvolvimento. Temos o orgulho de ter aqui, na nossa cidade e região, egressos que prestam importantes serviços à comunidade. Por isso, estamos agradecidos por tê-la ao nosso lado”, manifestou o prefeito de Espinosa durante o evento.

Obliteração Selo EspinosaSELO OFICIAL DO CAMPUS

Ainda na solenidade, aconteceu o lançamento oficial do selo postal personalizado alusivo aos 50 anos do Ensino Superior no Norte de Minas – com a criação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) – atual Unimontes. Os Correios instituíram o selo com a imagem do campus de Espinosa. O lançamento foi marcado com as cinco obliterações feitas pelo reitor, prefeito, presidente da Câmara, pela assessora de Assuntos e Gestão Estratégica do Gabinete do Reitor, Joelina da Conceição Alves de Almeida, e pela coordenadora do campus/Espinosa.

Depois das homenagens, o público prestigiou a apresentação especial do Núcleo de Ópera da Unimontes composto pelas professoras Maristela Cardoso e Christiane Faria Franco e pelo acadêmico Nelson Neto, com acompanhamento musical de Isaías Ramos.