O universo do cinema integrado ao ensino, à pesquisa e à extensão. Este é o projeto “Cineclube Itinerante”, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências da Religião da Unimontes (PET/CRE), que percorre escolas da rede pública de ensino médio para promover a inclusão cultural e despertar a análise crítica junto aos alunos do ensino médio.

Nesta primeira etapa, que teve início no dia 14 de agosto, as atividades acontecem simultaneamente nas Escolas Estaduais Dulce Sarmento, Irmã Beata e Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal). A previsão é atender, até novembro próximo, cinco mil alunos da 1ª à 3ª série do ensino médio que já estão em fase de preparação para vestibulares e processos seletivos seriados. A tutora do PET/CRE é a professora ngela Cristina Borges.

O formato itinerante foi inspirado no projeto Cineclube, desenvolvido entre 2011 e 2012, mas restrito à comunidade do campus-sede da Unimontes. “A ideia foi muito bem aceita pelos universitários e, por isso, resolvemos ampliá-la para as escolas. O cinema está entre os recursos pedagógicos que contribuem para estudar as diversidades culturais e religiosas”, observa o acadêmico Harlen Cardoso, do 8º período do curso de Ciências da Religião, e que atua na coordenação do Cineclube Itinerante.

RODADA DE DEBATES

Sessão do CineAlém da exibição dos filmes, logo a seguir os alunos do ensino médio participam de uma rodada de debates sobre o tema abordado. Nessa atividade, professores convidados de diversos cursos da Unimontes como Ciências Sociais, Filosofia, Letras/Português, Ciências Biológicas e História, dentre outros, atuam como comentaristas.

Para cada escola, a proposta é para a exibição de até 13 filmes, entre agosto e novembro. Na Escola Dulce Sarmento, por exemplo, os alunos já acompanharam as apresentações de “Tapete Vermelho” e “Rio – o Filme”, animação que será tema das provas da 1ª etapa do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2012), da Unimontes. O filme “Rio” também foi apresentado para os alunos da Escola Irmã Beata no último dia 30. Neste sábado, às 13 horas, acontecerá a primeira sessão para os estudantes da Escola Normal, com o mesmo “Rio – O Filme”.

A videoteca do projeto apresentará aos alunos filmes como “A Odisséia”, “Auto da Compadecida”, “O Livro de Eli”, “Fúria de Titãs 1 e 2”, “Cavalo de Tróia”, “Avatar”, “Criação (Darwin)”, “Sob o Céu do Líbano”, “Liga da Justiça”, “Branca de Neve e os Sete Anões” e “A Árvore da Vida”.

O PET/CRE conta, atualmente, com 15 acadêmicos bolsistas dos cursos de Ciências da Religião (12), Pedagogia (1), História (1) e Ciências Sociais (1).