Um ano de desafios, mas de muitas conquistas para o Hospital Universitário Clemente de Faria. Uma das aquisições mais recentes diz respeito ao Certificado da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) que reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade na luta e dedicação à Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno.

O HUCF é voltado ao atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte de uma rede de 301 hospitais com o título “Amigo da Criança” que promovem 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.  Atualmente, o Brasil possui ainda 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta, entre eles o do HUCF. O aleitamento materno ajuda na redução da morbimortalidade infantil, capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde (MS).

“Há três anos trabalho no Posto de Coleta de Leite Humano. É muito gratificante ajudar as mães nos primeiros passos do aleitamento, desde colocar o bebê no seio materno a realizar os cuidados com as mamas. Muitas mães não têm experiência e esquecem de cuidar e amamentar os recém-nascidos. Existe uma técnica correta neste processo que ajuda a mãe e o bebê. Essa é  uma das nossas atribuições: ajudar as mamães neste momento tão especial”, lembra a servidora Osvaldina Gonçalves Siqueira de Souza. O aleitamento materno é considerado o maior elo entre a mãe e o recém nascido. “Trata-se do vínculo natural de afeto, proteção e nutrição para a criança, principalmente em seus primeiros meses de vida”, ressalta a servidora.

BALANÇO DO POSTO DE COLETA

Conforme levantamento do Posto de Leite Humano do HUCF, foram realizados, até o dia 30 de novembro deste ano, 1.093 atendimentos individuais a puérperas, além de 621 visitas domiciliares. 221 doadoras foram cadastradas até dezembro. O número de recém-nascidos internados na UTI Neonatal do HUCF e beneficiados com a captação de leite materno, entre janeiro e novembro deste ano, foi de 214. Foram recolhidos 489 litros de leite materno pelo posto do HUCF até o momento.  

Servidoras responsáveis pelo Posto de Coleta de Leite Humano do HUCF –
Fotos: Divulgação/Posto de Coleta

Em 2020 foram coletados 473 litros de leite materno, realizados 830 atendimentos individuais na Maternidade Maria Barbosa; 745 visitas domiciliares, 275 doadoras cadastradas e 203 recém nascidos beneficiados com o leite materno recolhidos das mães voluntárias.

A superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, ressalta que o trabalho desenvolvido pelas servidoras, colaboradores e doadoras fazem a diferença na vida dos recém nascidos quando eles mais precisam. “É momento de parabenizar toda a equipe do Posto de Coleta, pois o trabalho que desenvolvem é fundamental no apoio à saúde da mulher e da criança. Esta certificação é motivo de orgulho para todos os servidores do HUCF”, comemora a superintendente.

Dados Nacionais

Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2020, 181 mil mulheres doaram mais de 226 mil litros de leite materno. Neste ano, até junho, foram doados 111,4 mil litros. Ainda segundo o MS, os índices nacionais do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de seis meses aumentaram de 2,9%, em 1986, para 45,7% em 2020. Já o aleitamento para crianças menores de quatro anos passou de 4,7% para 60% no mesmo período. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

(*) Com informações do Governo Federal

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro