Atividades serão remotas e podem participar alunos dos cursos de graduação de qualquer campi no Norte e Vales

Neste período de renovação de matrículas, a Universidade Estadual de Montes Claros tem como novidade a oferta da disciplina “Leitura e Escrita no Contexto Acadêmico”. A proposta foi concebida pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) em parceria com a chefia do Departamento de Comunicação e Letras e a coordenação do curso de Letras/Português.Trata-se de uma disciplina optativa, de enriquecimento curricular.

O prazo de renovação para veteranos foi aberto nessa quarta-feira (22/12) e prossegue até o próximo dia 9 de janeiro/2022.Nesta nova disciplina, que será ministrada no formato remoto, podem se matricular alunos de qualquer curso de graduação da Unimontes, do campus-sede e dos demais campi do Norte e Noroeste de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

A coordenadora destaca que, para a nova disciplina, “a proposta teórica e prática da Linguística moderna, dos estudos que envolvem uma perspectiva discursiva”

A professora Carla Roselma Athayde Moraes será a responsável por ministrar a disciplina. As aulas acontecerão sempre às terças-feiras, de 16h40 às 18h20 (com dois horários de 50 minutos), na prévia do período noturno das aulas. São 30 vagas iniciais com carga horária de 36 horas/aula e, mesmo que a Universidade retome as atividades presenciais na graduação, será mantido o formato remoto, já que a proposta é atender, simultaneamente, os alunos das demais sedes sem contratempos.

PROPOSTA

A oferta da disciplina segue uma proposta da Pró-Reitoria de Ensino de flexibilização curricular, que amplia a temática da leitura e da escrita para um público diversificado da Universidade. “Acredito que essas aulas criem um espaço específico para colaborar com o desenvolvimento de habilidades dos acadêmicos com a leitura e a escrita. Diante da boa aceitação, trabalhamos com a possibilidade de abrir novas turmas nos semestres seguintes”, destaca a professora Andrea Cristina Martins Pereira, chefe do Departamento de Comunicação e Letras.

SOBRE – A professora Carla Roselma Athayde destaca que o planejamento das aulas foi concebido sob a ótica da leitura, da escrita e da avaliação de textos específicos do ambiente acadêmico: “Como atuamos na área das Letras, acredito que, pela experiência, somos mais sensíveis para perceber as dificuldades que as pessoas têm em ler e escrever esses textos. Neste contexto, isso é muito importante”, destaca.

“Há muitas atividades na Universidade que são veiculadas por meio da linguagem oral e da escrita numa perspectiva diferenciada. O que propomos, em linhas gerais, é ensinar os gêneros acadêmicos propostos para essa diversidade de atividades. A leitura é uma condição prévia de escrita. Esta é uma proposta teórica e prática da Linguística moderna, dos estudos que envolvem uma perspectiva discursiva”, acrescenta.

O programa da disciplina oferece uma bibliografia com autores abalizados, com trajetória científica e acadêmica já comprovadamente verificada na área dos estudos da Linguagem. A professora salienta, ainda, que a concepção da disciplina “amplia aspectos discursivos dos textos, sob a égide do conhecimento da Língua Portuguesa, numa perspectiva interativa e dialógica da linguagem verbal no contexto acadêmico-científico”.

Dentre os pontos sugeridos no programa, estão os hábitos de reflexão e análise do texto/discurso, dos gêneros textuais geralmente praticados na comunidade acadêmica: qualidade, entendimento, reflexão e compreensão.

Todo o processo de renovação de matrícula acontece de forma o online e, por isso, o acadêmico interessado deverá acessar a plataforma http://www.webaluno.unimontes.br/ para se inscrever na disciplina “Leitura e Escrita no Contexto Acadêmico”.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia