Os Prêmios de Fotografia-Ciência & Arte e MERCOSUL de Ciência e Tecnologia Edição 2021, ambos concedidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estão com as inscrições abertas.

XI Prêmio Fotografia-Ciência & Arte premiará estudantes de graduação e pós-graduação, graduados ou pós-graduados, docentes e pesquisadores que trabalham com registros fotográficos em suas pesquisas. As inscrições estarão abertas até o dia 14 de março de 2022.

O Prêmio é dividido em duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais. Os premiados de cada categoria recebem prêmios em dinheiro nos seguintes valores:  R$ 8 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo colocado e R$ 2 mil para o terceiro colocado.

A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada em apenas uma categoria, exclusivamente, na página do Prêmio na internet, onde está disponível o regulamento completo do Prêmio. A divulgação dos resultados ocorrerá até o dia 15 de junho de 2022.

Criado em 2011, o Prêmio busca não só estimular a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, mas também contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia.

Em dez edições realizadas foram recebidas 7.988 inscrições de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, sendo premiados 78 trabalhos oriundos de todas as regiões do país, assim distribuídos: 47 da Sudeste, 10 da Sul, 10 da Norte, 5 da Centro-Oeste e 6 da Nordeste.

Conheça as imagens premiadas dos anos anteriores, aqui.

Mercosul

O Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de Ciência e Tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL, com promoção do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI).

O tema desta edição é Tecnologia Assistiva, que visa à concepção de produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

As linhas de pesquisa para o tema escolhido nesta edição do Prêmio, bem como os requisitos e detalhes sobre como fazer a submissão de propostas encontram-se relacionados em Edital, publicado no site do Prêmio. Os interessados têm até o dia 18 de fevereiro de 2022 para submeter suas propostas.

A inscrição, individual ou em equipe, a depender da categoria, poderá ser efetuada de forma exclusiva por meio da página do Prêmio na internet.

Como nas edições anteriores, a edição 2021 do Prêmio possui cinco categorias. Iniciação Científica, modalidade individual ou equipe; Estudante Universitário, modalidade individual; Jovem Pesquisador, modalidade individual; Pesquisador Sênior, modalidade individual; e Integração, modalidade equipe cuja composição da equipe deverá ser representada, necessariamente, por, no mínimo, dois integrantes de diferentes países membros ou associados do MERCOSUL.

Além de certificado e publicação do respectivo trabalho em livro, os vencedores recebem premiação em espécie, de acordo com cada categoria: para a Iniciação Científica, o valor da premiação será de R$ 15 mil; o contemplado na categoria Estudante Universitário receberá R$ 25 mil; o ganhador na categoria Jovem Pesquisador será agraciado com premiação no valor de R$ 30 mil;  o ganhador na categoria Pesquisador Sênior receberá R$ 35 mil e, na categoria Integração, a equipe agraciada será contemplada com R$ 45 mil.

Os contemplados com Menção Honrosa em todas as categorias receberão certificados e terão seus trabalhos publicados em livro.

A divulgação do resultado  deve ser feita até 19/08/2022.

Mais informações sobre os prêmios poderão ser obtidas pelo e-mail  premios@cnpq.br

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras