A Unimontes implementou um sistema de monitoramento de câmeras no seu campus-sede visando garantir mais segurança para a comunidade acadêmica. A Universidade busca parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para aprimorar ainda mais o seu sistema de vigilância eletrônica, que conta com 263 câmeras de segurança.

O “Plano de Segurança do campus-sede” foi discutido nesta segunda-feira (21/11), em reunião realizada entre o reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, e o comandante da 67ª Companhia da Policia Militar e do 50º Batalhão (BPM), Capitão Frederico Borges Evangelista. A parceria foi acertada durante visita de cortesia do comandante da 11ª Região da Polícia de Minas Gerais (RPM), coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, ao reitor, em setembro deste ano.

Reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar, e o comandante 50º Batalhão (BPM), Capitão Frederico Borges Evangelista (Foto: Ascom/Unimontes

Durante o encontro desta segunda-feira, realizada no Gabinete do Reitoria, o professor Antônio Alvimar Souza enalteceu os investimentos feitos pela Universidade no sistema de vigilância eletrônica e destacou a importância da parceria com a PM, a fim de garantir a segurança e o bem-estar dos professores, servidores técnico-administrativos, alunos e usuários.

Foram discutidas ainda medidas voltadas para melhor eficiência do uso das câmeras e do sistema de monitoramento do campus universitário. A meta é a prevenção contra furtos, roubos e quaisquer outros delitos, garantindo a segurança da comunidade acadêmica e dos visitantes do campus-sede.

Na oportunidade, o reitor Antônio Alvimar Souza e o capitão Evangelista estiveram na sala de monitoramento de câmeras do campus-sede, situada em prédio anexo à Reitoria. Houve a apresentação do funcionamento de o sistema de vigilância e dos prédios e espaços que são monitorados.

Ficou acertado que a Unimontes e a PMMG vão adotar outras ações conjuntas para melhorar ainda mais o plano de segurança do campus-sede da universidade. Uma das propostas é a implementação de novos protocolos no serviço de vigilância da instituição, agilizando o acesso às câmeras do sistema de monitoramento.

O coordenador do Sistema Monitoramento das Câmeras de Vigilância Unimontes, Delson Mendes Vieira, explica que as 263 câmeras – de longo alcance – monitoram todos os espaços externos, entradas e espaços internos (corredores) dos prédios do campus-sede. A vigilância eletrônica se estende às entradas do campus, ao Restaurante Universitário, Centro Esportivo Universitário (CEU) e ao prédio da Fundação de Apoio do Desenvolvimento Superior do Norte de Minas (Fadneor) e do Centro de Educação a Distância (CEAD).

Também é feito o monitoramento dos prédios do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), do Museu Regional e da Policlínica Hermes de Paula.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária