Os professores, pesquisadores e alunos dos cursos de Pós-Graduação Stricto sensu (mestrados e doutorados da Unimontes passaram a contar com o acesso direto e gratuito ao portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), pelo sistema online. Por meio do portal da Capes, a comunidade acadêmica da Unimontes é colocada em contato com a produção científica nacional e mundial.

O acesso irrestrito ao portal de periódicos da Capes resulta de iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unimontes junto com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da universidade. A DTI foi responsável por todo o processo desde o cadastro e adesão da Universidade junto à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor André Luiz Sena Guimarães destaca que a importância do acesso irrestrito ao portal de periódicos da Capes representa uma importante conquista para a comunidade acadêmica, principalmente dos alunos dos cursos de pós-graduação Scricto sensu da Instituição. Ele lembra que o portal da Capes é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, que reúne e disponibiliza conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais e a instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Sena Guimarães explica ainda que o Portal da Capes reúne mais de 49 mil periódicos com textos completos e 455 bases de dados de conteúdos diversos, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência.

Os integrantes da comunidade acadêmica da Unimontes, por meio do sistema virtual, podem acessar o portal da Capes “de qualquer lugar”, gratuitamente. “Desta forma não é necessário estar presente na instituição ou na biblioteca para ter acesso ao conteúdo”, assinala.

“A DTI atendeu a um pleito de toda a Unimontes, proporcionando acesso aos diversos conteúdos do portal de periódicos de qualquer local”, destaca o professor André Luiz Sena Guimarães, ressaltando a importância da dedicação da equipe da DTI.

Como acessar o portal de periódicos da Capes/MEC:

Como acessar

1) Acesse https://www-periodicos-capes-gov-br.ez287.periodicos.capes.gov.br/index.php?

2) Clique no link ACESSO CAFE disponível no topo da página

– Uma lista de instituições participantes da comunidade aparecerá. Selecione a sua;

3) Ao clicar em “enviar”, o usuário é direcionado para uma nova tela onde deverá incluir o nome de usuário e senha fornecidos pela instituição;

4) Após a identificação, o usuário é redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos e poderá iniciar sua pesquisa.

Professores da Unimontes foram contemplados com Intercâmbio Internacional em Portugal
Professor do Curso de Direito da Unimontes tem trabalhos sobre vacina contra a COVID-19 publicados em revistas científicas
Gestão superior da Unimontes lamenta morte do ex-deputado Cleuber Carneiro, benfeitor da Universidade
Unimontes promove Cinema Comentado Cineclube nesta quarta-feira (17)