Apenas 276 candidatos não compareceram ao local de prova na manhã deste domingo (19/12)

Índice de abstenção foi de apenas 9% na manhã de provas do PAES/2020, da Unimontes (Fotos: Christiano Jilvan)

Realizada na manhã deste domingo (19/12), a 1ª etapa do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2020), da Universidade Estadual de Montes Claros, teve apenas 9% de abstenções. Dos 2.999 candidatos inscritos, 276 não compareceram aos testes. Todos os protocolos de segurança foram respeitados, com distanciamento das cadeiras e o acesso restrito às salas com o uso de álcool em gel, aferição da temperatura corporal e uso obrigatório de máscaras.

Protocolos de prevenção à COVID-19 foram respeitados logo no acesso a cada local de provas

Os exames prosseguem à tarde, de 15 às 19 horas, para os inscritos nas 2ª e 3ª etapas.

Segundo a coordenação do PAES/Unimontes, não houve qualquer contratempo nos prédios reservados para as provas em Montes Claros (seis sedes), Belo Horizonte, Brasília de Minas, Janaúba, Salinas e Paracatu. Chamou a atenção o suporte dos pais e responsáveis, acompanhando os candidatos até a porta dos prédios, sendo que alguns até se dispuseram a ficar nas áreas de convivência do campus-sede à espera dos filhos.

“SEM COMPLICAÇÕES”

Levi Augusto Barbosa, aluno da Escola Estadual Alcides Teixeira Carvalho (Polivalente), foi o primeiro candidatos a terminar os exames e deixar o prédio 1, no campus-sede da Unimontes. Segundo ele, não houve complicações nas questões interpretativas, mas revela que sentiu dificuldades com as provas de Exatas.

Primeira etapa teve um total de 2.999 inscritos, sendo alunos da 1ª série do ensino médio no ano anterior
Levi Augusto, candidato da primeira etapa

“Me senti à vontade para fazer a prova num fôlego só”, diz o estudante de 17 anos, que faz planos para seguir o vestibular seriado e tentar se ingressar na Unimontes no curso de Medicina.

Aluna da Escola Estadual Doutor Odilon Loures, em Bocaiuva, a 42 quilômetros de Montes Claros, Maria Eduarda Ribeiro da Silva considerou a prova como “pontual”, mesmo que as questões de Química tenham exigido mais tempo. “É uma dificuldade pessoal minha, mas que estou me dedicando mais para assimilar mais os conteúdos”, acrescenta. A jovem pretende cursar Direito.

Maria Eduarda, candidata de Bocaiuva, Norte de Minas

Por coincidência, os amigos Fernando Almeida (16 anos) e Andrey Silva (17) terminaram os exames quase que ao mesmo tempo. Para eles, de certa forma, o adiamento do PAES por causa da pandemia, teve alguns pontos positivos, já que a primeira etapa trouxe o conteúdo que viram no ano passado, quando cursaram a 1ª série do ensino médio.

“Não tive maiores dificuldades”, disse Fernando, que é aluno do curso na área de TI no ensino técnico no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais(IFNMG). “Posso dizer que a interpretação não foi tão puxada, um pouco mais leve do que eu estava acostumado”, destacou Andrey.

Os gabaritos serão divulgados nesta segunda-feira (20/12).

Candidatos Fernando Almeida e Andrey Silva

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)