– Dentre as vantagens, trabalho estimula capacitação docente, acesso a materiais didáticos e apresentação on-line de estudos –

A utilização de novas tecnologias nas salas de aula como ferramentas de inovação tecnológica. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está na vanguarda no uso de novas mídias para facilitar o ensino e o aprendizado e, ainda, dinamizar as atividades acadêmicas. O Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação, vinculado ao Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (CCH), é uma das portas neste processo.

O objetivo é estimular a articulação entre conhecimento, práticas e tecnologias educacionais dos cursos de graduação e de pós-graduação da Unimontes e da educação básica das escolas públicas e privadas das regiões onde a Universidade está inserida.

A equipe de trabalho é formada por professores doutores, mestres, acadêmicos e estudantes da educação básica, com financiamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC, por meio dos programas PIBID, Life e Prodocência), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

MAIOR ALCANCE

“Os trabalhos com as mídias possibilitam maior alcance de estudantes, além da economia de tempo, esforço e custos”, analisa a coordenadora do Núcleo Educar, professora Fábia Magali Vieira. Segundo ela, as tecnologias digitais – aliadas a uma metodologia adequada – dinamizam o processo ensino-aprendizagem e dão suporte às novas propostas educacionais mais colaborativas.

“As atividades devem possibilitar o acesso à informação por meio de imagens, ideias, do intercâmbio propriamente dito e de dados materiais por intermédio de hipertextos, discussão colaborativa de conteúdos trabalhados em sala de aula, redes sociais, atividades com games, leitura e produção de textos em suportes digitais”, acrescenta.

A capacitação pelo Núcleo Educar está integrada às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), ofertada aos acadêmicos, professores e profissionais da educação básica num ambiente físico interdisciplinar para atividades como videoconferência, aulas em tempo real, palestras, seminários, oficinas, minicursos e debates. “O Núcleo permite, também, a produção colaborativa de materiais didáticos que são disponibilizados em plataformas de acesso fácil e de forma livre e gratuita”, disse.

DEFESA DE TESE

O acadêmico Thiago Lamonier Souza Gomes, do mestrado em Letras/Estudos Literários, pôde experimentar os benefícios do trabalho junto às mídias. No dia 14 de agosto, ele fez defesa de tese pelo modo on-line, uma vez que a professora Cristina Stevens, integrante da banca avaliadora, estava na sede da Universidade de Brasília (UnB). O estudo “Retratos de mulheres que afirmam ou desarranjam a tradição em Toda Nudez será Castigada e a La casa de Bernarda Alba”, orientado pela professora Cláudia de Jesus Maia, também foi avaliado pelas professoras Telma Borges (Unimontes) e Marly Fróes (Instituto Federal do Norte de Minas).

Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação (Educar)
Onde funciona: Sala 9 – prédio 2, campus-sede
Horário de atendimento: 8h às 22h