O Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE), da Universidade Estadual de Montes Claros, promove nesta semana, a sétima edição do Congresso Norte-mineiro de Pesquisa em Educação, o Coped-NM. O tema central para este ano é a “Educação Pública Brasileira: Tensões e Perspectivas”, com a abertura dos trabalhos nesta terça-feira (1º/9), às 19 horas, no auditório do prédio 6, no campus-sede. As inscrições para o congresso podem ser feitas até o final da tarde desta terça, na sede do departamento (prédio 2).

O Congresso Norte-Mineiro reunirá professores e pesquisadores de várias universidades brasileiras. Neste ano, o evento destaca a Educação Pública como tema de debate, considerando a necessidade de se pensar o ensino e instaurar processos de qualidade das ações educativas. Dentre os processos, as diferentes possibilidades de atuação no âmbito da Educação e da Pedagogia – com profissionais qualificados.

Segundo a professora Káthia Silva Gomes, que chefia o DMTE e faz parte da comissão organizadora do evento, outros eixos temáticos foram pré-definidos para abordagens durante a programação – que se estende até o dia 4/9: “Alfabetização”, “Letramento e Outras Linguagens”, “Educação e Diversidade”, “Tecnologias da Educação e Educação a Distância”, “Saberes e Práticas Educativas”, “Gestão e Políticas Públicas”, “História da Educação e Infâncias” e “Educação Infantil”.

“A proposta da Unimontes como este congresso é ampliar a discussão da Educação Pública Brasileira, e nesse contexto, a Universidade tem muito a contribuir com a formação de professores capacitados para atuar de forma plena na rotina das escolas e de outras instituições de ensino”, destacou a professora Káthia Gomes.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) é a principal apoiadora, com a disponibilização de aporte financeiro para a realização do congresso. A Capes, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), também apoia a iniciativa.

VII Congresso Norte-mineiro de Pesquisa em Educação
COPED-NM
Inscrições: dia 1º de setembro – até às 18h30
Programação: de 1º a 4 de setembro