A Maternidade “Maria Barbosa”, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) recebe inscrições para o projeto das “Doulas”, mulheres que dão suporte físico e emocional às parturientes da unidade. O trabalho voluntário existe no HUCF desde 2001.

Sobre os critérios de participação, quem explica é Arlenes Soares Silva, coordenadora administrativa da Maternidade. “As mulheres que desejam atuar como doulas no Hospital Universitário devem ter disponibilidade de tempo, vivência positiva em relação ao parto e ao aleitamento materno e o equilíbrio emocional para a permanência no ambiente hospitalar”.

DOULA

A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. O ambiente impessoal dos hospitais, a presença de grande número de pessoas desconhecidas em um momento tão íntimo da mulher, tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade. “Estas horas são de imensa importância emocional e afetiva. A doula se encarregará de suprir essa demanda por emoção e afeto, que não cabe a nenhum outro profissional dentro do ambiente hospitalar”, acrescenta Arlenes.

É importante salientar que a doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer um dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.

“Uma palavra resume a atuação das doulas: acolhimento. Elas oferecem o apoio necessário às mulheres neste momento tão especial que é o parto”, destaca Aldenise de Freitas Athayde, psicóloga da Maternidade Maria Barbosa.

SERVIÇO

Inscrições para Doulas- Hospital Universitário Clemente de Faria

Prazo: Até preencher número de vagas

Telefone: (38) 3224 8315
E-mail: maternidade.hucf@nimontes.br
 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia