O Núcleo de Estudos Sismólogicos da Universidade Estadual de Montes Claros (NES/Unimontes) confirma a ocorrência de um tremor de terra, na madrugada deste sábado, às 2h22, no município de Montes Claros.

A magnitude preliminar foi de 2.2 na Escala Richter, registrada pela Estação Sismológica da Unimontes/Governo de Minas, localizada no Parque Estadual Lapa Grande. Os dados foram coletados nesta manhã e repassados às autoridades locais, conforme demanda.

Este é considerado um tremor de baixa intensidade.

Os dados sobre a magnitude definitiva foram calculados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), referência nacional nos estudos de abalos e tremores de terra, com base no cruzamento de dados com outras cinco estações sismológicas do País.

O cálculo final é de 2.3 na Escala Richter.

De acordo com a localização divulgada pelo Obsis, o epicentro foi na região Noroeste de Montes Claros, próximo ao distrito de Nova Esperança, coerente com a localização da falha geológica já identificada no município.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros