Evento online, nesta terça-feira, faz parte da programação pelo Dia Intermacional da Mulher

A conquista pelo direito ao voto feminino no Brasil completa nove décadas em 2022, e, por iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Violência (GPEG), o tema fará parte da programação institucional da Universidade Estadual de Montes Claros pelo Dia Internacional da Mulher, na próxima terça-feira (8/3). Será às 19h, com a live “As Mulheres e as Lutas por Cidadania: 90 anos do Voto Feminino no Brasil”.

O debate será transmitido pelo Instagram da Unimontes e do GEPG, com participação aberta ao público em geral, e contará com a participação de professoras e pesquisadoras da Unimontes, que integram o próprio GPEG e coordenam uma série de temáticas no âmbito do Grupo : Bárbara Figueiredo Souto, Cláudia de Jesus Maia e Fabiana Leite. A mediação será da ativista e educadora Kátia Borges.

Conforme as coordenadoras, além da data em especial, que marca a luta mundial pelos direitos das mulheres, o evento visa resgatar um marco histórico para as brasileiras, além de dar maior visibilidade às pesquisas propostas pelo Grupo. Outro objetivo é fomentar a prática dos estudos de gênero junto aos acadêmicos, mestrandos e doutorandos.

PESQUISADORAS

A pesquisadora Kátia Borges é doutora em História, com pesquisas nas áreas de História das Mulheres, “mundos” do trabalho, educação, gênero, poder e instituições. A doutora Bárbara Souto é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/Unimontes) e uma das coordenadoras do GPEG, com estudos dirigidos sobre feminismos, imprensa e educação.

Pós-doutora em História pela Universidade Nova de Lisboa, a professora Cláudia Maia está vinculada ao Departamento de História e também coordena o GPEG. É bolsista de produtividade do CNPq e integra a Câmara de Ciências Humanas Sociais e Educação (CHE/Fapemig), além da Rede de Enfrentamento a Violência contra Mulheres de Montes Claros.

A professora Fabiana Leite é mestre em História Social e atua no ensino básico em História, na rede estadual. Pesquisa temas ligados ao feminismo negro, às interseccionalidades e ao discurso no âmbito do GPEG.

Transmissão pelo Instagram @gpegunimontes e @unimontesmg.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente