A articulação e a mobilização dos professores das escolas públicas para fortalecer a implementação e a efetividade da Lei Federal 10.639/2013, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio. Este é o objetivo da campanha “Afroconsciência: com isso a Escola tem a Ver”, lançada pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação.

No âmbito do Norte de Minas, a iniciativa é desenvolvida pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), da Pró-Reitoria de Extensão. São parceiras as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Montes Claros, Janaúba, Januária e Pirapora.

Na última quinta-feira (27/8), a campanha foi lançada na área de atuação da 22ª SRE/Montes Claros, em evento no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), com a participação de 165 professores como representantes de 50 escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Montes Claros.

METAS – Os trabalhos foram coordenados pelo superintendente de Ensino de Montes Claros, professor José Gomes. O coordenador do NEAB/Unimontes, professor Márcio Antonio Silva, explicou que o evento permitiu a apresentação dos objetivos e metas, além do plano de trabalho da campanha. Esse foi o terceiro encontro preparatório. Participaram, ainda, a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Montes Claros, Vera Nice dos Santos, e os integrantes do NEAB/Unimontes Maria Nunes e Laio Marques Silva.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

A campanha “Afroconsciência” será desenvolvida, na prática, com cursos de capacitação, além de reuniões com as equipes de coordenação das Superintendências Regionais de Ensino e visitas às escolas. “É uma forma eficiente de mobilizar a comunidade escolar e monitorar as ações relacionadas à campanha”, explica o professor Márcio Antonio.

Os cursos de capacitação para os professores do ensino fundamental e médio terão ênfase nas disciplinas de História, Português, Literatura e Artes. “O nosso o objetivo é o trabalho coletivo, junto às superintendências regionais de ensino e com a efetiva participação das escolas”, afirma o coordenador do NEAB. Ele ressalta também o envolvimento das superintendentes de Ensino de Januária (Stela Abreu), Janaúba (Veraci de Souza Jácome) e de Pirapora (Jacqueline Guimarães Aguilar).

Na próxima sexta-feira (4/9), será realizado o encontro de mobilização para a Superintendência Regional de Pirapora. As atividades acontecem no salão de reuniões da própria SRE. Os eventos de mobilização prosseguem até 24 de setembro.