A articulação e a mobilização dos professores das escolas públicas para fortalecer a implementação e a efetividade da Lei Federal 10.639/2013, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio. Este é o objetivo da campanha “Afroconsciência: com isso a Escola tem a Ver”, lançada pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação.

No âmbito do Norte de Minas, a iniciativa é desenvolvida pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), da Pró-Reitoria de Extensão. São parceiras as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Montes Claros, Janaúba, Januária e Pirapora.

Na última quinta-feira (27/8), a campanha foi lançada na área de atuação da 22ª SRE/Montes Claros, em evento no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), com a participação de 165 professores como representantes de 50 escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Montes Claros.

METAS – Os trabalhos foram coordenados pelo superintendente de Ensino de Montes Claros, professor José Gomes. O coordenador do NEAB/Unimontes, professor Márcio Antonio Silva, explicou que o evento permitiu a apresentação dos objetivos e metas, além do plano de trabalho da campanha. Esse foi o terceiro encontro preparatório. Participaram, ainda, a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Montes Claros, Vera Nice dos Santos, e os integrantes do NEAB/Unimontes Maria Nunes e Laio Marques Silva.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

A campanha “Afroconsciência” será desenvolvida, na prática, com cursos de capacitação, além de reuniões com as equipes de coordenação das Superintendências Regionais de Ensino e visitas às escolas. “É uma forma eficiente de mobilizar a comunidade escolar e monitorar as ações relacionadas à campanha”, explica o professor Márcio Antonio.

Os cursos de capacitação para os professores do ensino fundamental e médio terão ênfase nas disciplinas de História, Português, Literatura e Artes. “O nosso o objetivo é o trabalho coletivo, junto às superintendências regionais de ensino e com a efetiva participação das escolas”, afirma o coordenador do NEAB. Ele ressalta também o envolvimento das superintendentes de Ensino de Januária (Stela Abreu), Janaúba (Veraci de Souza Jácome) e de Pirapora (Jacqueline Guimarães Aguilar).

Na próxima sexta-feira (4/9), será realizado o encontro de mobilização para a Superintendência Regional de Pirapora. As atividades acontecem no salão de reuniões da própria SRE. Os eventos de mobilização prosseguem até 24 de setembro.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia