O filme escolhido é “Narradores de Javé”, que conta a história de um lugarejo ameaçado pela construção de uma hidrelétrica, de forma bem-humorada

Nesta quarta-feira (24/04), às 19 horas, será realizada no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), a primeira sessão do Projeto Cine Museu – Cinema Comentado Cine Clube, apresentando a obra “Narradores de Javé” dirigida Eliane Caffé, com entrada gratuita. O projeto tem a proposta de oferecer produções que abordam temas e assuntos diversificados dialogando com os vários aspectos da cultura e do conhecimento.

As exibições de filmes serão realizadas na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19 horas, gratuitamente, na sede do Museu Regional, que é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O museu fica localizado na Rua Coronel Celestino 75, Corredor Cultural, no Centro de Montes Claros.

O diretor do Museu Regional, o professor Georgino Jorge de Souza Neto, explica que “o projeto CineMuseu visa ampliar e estreitar os laços com a comunidade, oportunizando o acesso a produções cinematográficas fora do eixo comercial, notadamente filmes com estéticas visuais ricas e multifacetadas”.

A iniciativa resulta de parceria com o Projeto Cinema Comentado Cineclube, idealizado e coordenado pelo professor Elpidio Rocha. Ele também é palestrante e debatedor do cineclube.

O professor Elpídio Rocha ressalta a importância do Cinema Comentado no sentido de “levar ao público outros espaços para a exibição de filmes que podem ser trabalhados como instrumentos de aprendizado e de democratização do conhecimento”. Além disso, destaca-se a valorização e difusão do cinema brasileiro junto aos espectadores”.

“Narradores de Javé” – a história de um vilarejo ameaçado

Na trama “Narradores de Javé”, um pequeno vilarejo do interior está ameaçado com a construção de uma hidrelétrica, que vai inundar a localidade. Para evitar a tragédia, os moradores decidem preparar um documento, relatando os fatos heróicos e históricos da comunidade. Como a maioria é analfabeta, o carteiro Antônio Biá precisa ser convencido a escrever as narrativas. Aí, começa a confusão e uma série de acontecimentos engraçados envolvendo todos os habitantes de Javé.

De acordo com o crítico Pablo Villaça, do site Cinema em Cena, a diretora cria um “filme fluido, sempre divertido e inventivo” no qual se destaca a figura do amalucado e irreverente Antonio Biá. Além disso, a conclusão do longa é apropriadamente irônica e eficaz”, sintetiza Villaça.

“Narradores de Javé” é um filme de qualidade técnica e de conteúdo bem estruturado com as ideias que apresenta e desenvolve num tom engraçado e envolvente; uma produção para todas as idades (crianças, jovens e adultos) que conquista a plateia e leva o público numa jornada de aprendizado rico e bem-humorado.

Museu Regional do Norte de Minas (MRNM Unimontes) – Foto: Ascom Unimontes

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal