Ações beneficiaram mais de 534 mil pessoas

A Universidade de Estadual de Montes Claros tem a extensão como um dos pilares de sua atuação. Seguindo essa premissa, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), a Unimontes dá sequência às suas ações extensionistas, em interação com a comunidade ao seu redor. 

Em 2020, recorrendo ao sistema remoto, a Unimontes desenvolveu 131 projetos de extensão e 1.822 ações extensionistas, com 439 cursos, 725 eventos e 658 prestações de serviço. Desta forma, as atividades da Pró-Reitoria de Extensão chegaram a um público de 534.696 pessoas. 

“Entendemos que é fundamental a manutenção dos projetos de extensão para atender as demandas da sociedade, principalmente, no apoio ao enfrentamento da pandemia, seja nas questões econômicas, sociais, psicológicas e da saúde em geral”, lembra o Pró-Reitor de Extensão da Unimontes, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros. Ele ressalta que a extensão também contribui para a formação acadêmica e ameniza as perdas decorrentes da pandemia. 

Barros salienta que, para dar sequência às ações extensionistas durante a pandemia, a Universidade “precisou se adequar aos novos paradigmas comportais da sociedade, que tem adotado o isolamento social como forma de prevenção da saúde. Diante do isolamento social, o uso das novas tecnologias foi imprescindível para a manutenção das atividades, realizadas a partir das plataformas online como Instagram, Facebook, Youtube, Google Meet e Streamyard

O pró-reitor destaca também que a Universidade promove uma série de atividades pelo sistema remoto, que incluem cursos, prestação de serviços apresentação de trabalhos científicos em eventos de nível nacional e internacional. Também houve várias publicações voltadas para o enfrentamento da pandemia, como cartilhas, panfletos e vídeos educativos. 

Durante o ano de 2020, as atividades da prestação de serviços da extensão tiveram um público atendido de 152.915 pessoas. Os eventos alcançaram 370.145 pessoas enquanto os cursos tiveram 11.636 beneficiados. As ações desenvolvidas foram divulgadas em 619 publicações e outros produtos acadêmicos. 

Entre 131 projetos desenvolvidos, um dos destaques é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que contou com 252.968 inscritos na área de abrangência da Unimontes em 2020.  A Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUEM) beneficiou 42.732 pessoas. 

Durante a pandemia, em 2020, a Universidade deu continuidade a outros projetos de extensão, como: Arte na Escola (3.409 pessoas alcançadas), Projeto de Apoio Psicológico e Orientação/Papo (2.490), Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania (1.912) e Empresa Junior Unimontes (2.290 pessoas atendidas).

Campanha 1 computador

doado = 1 aluno conectado

A Pró-Reitoria de Extensão realizou a campanha “1 computador doado = 1 aluno conectado”. Com a mobilização de voluntários empresas, instituições parceiras, a campanha teve como objetivo a doação de equipamentos, proporcionando acesso às atividades remotas diante do isolamento social na pandemia. Foram beneficiados mais de 600 estudantes em 2020.

Foram doados equipamentos eletrônicos como computadores, smartphones, tablets, notebooks, impressoras, tela de computador, modem e roteador. A distribuição deles obedeceu a critérios socioeconômicos do Programa de Assistência Estudantil, implementado pela Unimontes.

Foram atendidos 80 acadêmicos, que receberam um celular e/ou um computador usado e 525 tiveram acessos a R$ 80,00 reais mensais para aquisição de pacotes de internet, melhorando a qualidade no acompanhamento das aulas e garantindo a permanência deles na universidade.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau