Como o futebol quebrou paradigmas de uma cidade planejada e se tornou elemento popular de união das classes sociais, até mesmo como uma espécie de ameaça aos padrões educativos na recém nomeada Capital Mineira.

Desta forma pode ser apresentada a palestra “A Busca pela Harmonia Arquitetônica da Cidade… e dos Corpos”, que a professora doutora Sarah Teixeira Soutto Mayor (UFJF) ministrará como convidada na segunda edição em 2021 do Fórum Permanente de Educação Física da Unimontes (FOPEF).

Peofessora Sarah Teixeira Soutto Maior (UFJF)

O evento será nesta quarta-feira (31/3), às 17h, no formato virtual, com participação aberta aos professores, acadêmicos, pesquisadores, mestrandos, doutorandos. A transmissão será pelo YouTube, no canal do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens/Unimontes).

A mediação será dos professores doutores Georgino Jorge de Souza Neto e Ester Liberato Pereira, do Departamento de Educação Física e do Desporto e coordenadores do Ludens.

A linha de tempo da pesquisa da professora Sarah Soutto Mayor remete à década 1930-1940, quando Belo Horizonte surgia como uma das primeiras cidades modernas e planejadas no Brasil, especialmente sob o ponto de vista arquitetônico.

Mas como remete o título do estudo, “o futebol enquanto antítese do elemento educativo e regenerador da prática esportiva em Belo Horizonte”, o esporte mais popular do Brasil já havia se transformado no jogo de multidões, especialmente com o surgimento do profissionalismo. “Isso contribuiu sobremaneira para a depreciação do futebol enquanto elemento educativo”.

Foto aérea dos primórdios do Montes Claros Tênis Clube está na mostra virtual do Cemesp (Acervo Biblioteca IBGE)

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Paralela ao evento, segue a exposição virtual “De Tempos em Tempos”, do Centro de Memória do Esporte (Cemesp). Trata-se de um projeto de extensão do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF), da Unimontes, direcionado à elaboração de um acervo audiovisual, depoimentos, fotos, documentos e com outras mídias para a preservação da história do esporte, da Educação Física, do lazer e da dança no Norte de Minas. A mostra pode ser vista nas redes sociais www.facebook.com/cemespunimontes e www.instagram.com/cemesp_unimontes/?hl=pt-br.

SERVIÇO
FOPEF – Fórum Permanente de Educação Física da Unimontes
Palestra: professora Sarah Teixeira Soutto Mayor (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Data: 31/3
Horário: 17h
Transmissão: Youtube – http://bit.do/Ludens_Unimontes

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”